Navegantes

Investimentos em segurança com câmeras de monitoramento aumentaram a segurança no município em 300%

Há poucos anos, o município de Navegantes ainda despontava nas primeiras posições do ranking de munícipios com maior índice de violência no Estado de Santa Catarina. Felizmente esses números mudaram graças a parcerias com os demais órgãos de defesa e investimentos na segurança no município, como por exemplo, a aquisição de câmeras de monitoramento instaladas nos principais trechos da cidade.

Uma Central de Monitoramento – que consiste em uma sala com quatro monitores interligado às câmeras de vigilância instaladas em todo o município – foi implantada pela Secretaria de Segurança e Defesa Social de Navegantes e vem auxiliando na queda da criminalidade, por meio de pontos de monitoramento espalhados nos principais trechos da cidade, com sistema de biometria facial e sistema OCR, para leitura de placa de veículo.

Conforme a Secretaria de Segurança, as câmeras vêm auxiliando no trabalho da polícia. Veículos com registro de furto, por exemplo, em menos de dois segundos é disparado um alerta na Central para os órgãos de segurança. Para se ter uma ideia, só nesse mês de agosto de 2020 foram recuperados quatro veículos furtados com o auxílio das câmeras.

De acordo com o prefeito Emílio Vieira, nesse ano o município realizou também um Registro de Preços visando a aquisição de equipamentos de monitoramento eletrônico com instalação e manutenção, serviços de locação de câmeras e serviços de internet, para atender as necessidades e demandas da Secretaria de Segurança e Defesa Social. Esses pontos de monitoramento serão instalados, principalmente, nos prédios escolares, aumentando a segurança dos alunos dentro das escolas e creches municipais.

Queda no número de homicídios

Segundo a Polícia Militar de Navegantes, outro dado importante na segurança do município foi a queda no número de homicídios. Em 2017, foram registrados 32 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto em 2020 foram registrados até agora 13 CVLI, incluindo os confrontos policiais que resultam no óbito dos criminosos.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *