Dicas

Ajuda da tecnologia: pessoas passam o tempo em casa com a Covid-19

O isolamento social é uma medida tomada pelo Ministério da Saúde, que visa reduzir a propagação da Covid-19. E essa decisão foi acatada pelos governos da maior parte dos estados brasileiros.

Por isso, em virtude da quarentena, como as pessoas estão tendo que ficar a maior parte do tempo em casa, elas estão buscando na tecnologia, formas de distração, assim como também uma maneira de se manterem próximas de parentes e amigos.

O papel da tecnologia na quarentena

Durante o período do isolamento, a tecnologia se tornou ainda mais importante na vida das pessoas. Não só para servir como uma forma de distração, mas também por estar servindo para minimizar a distância entre as pessoas. Afinal, como a maioria das pessoas está mantendo o isolamento da forma correta, muitas pessoas estão se verem pessoalmente a semanas. Não só pessoas estão

perdendo empregos, ou pequenas empresas fechando. Grandes empresas como a Embraer registrou perdas líquidas de US$ 315,3 milhões no segundo trimestre de 2020, gerando grandes perdas não só para a empresa, mais para o setor.

Mesmo com todo esse cenário, um dos papéis fundamentais da tecnologia nesse período: é facilitar a vida das pessoas e manter a calma em meio a crise. No entanto, é importante frisar que a tecnologia não serve para aproximar as pessoas apenas em momentos como esse que estamos vivendo, de crise, mas no dia a dia também. Afinal de contas, ela está inserida em nosso cotidiano.

Ferramentas de Videoconferência

O uso das ferramentas de conferência também é outro tipo de tecnologia que cresceu muito com isolamento causado pela Covid-19. Elas ajudam as pessoas a manterem o contato, ainda que estejam distantes.

Startups como o ZOOM para videoconferência, ganhou espaço no mercado como nunca antes. Antes, era mais comum o seu uso por empresas o Zoom, Skype, Microsoft Teams. No entanto, com a quarentena, mas pessoas comuns estão usando esse recurso para verem e conversarem com as pessoas queridas.

Nesse mesmo período, empreendedores como Marcos Viana, inovou com artigos, estilo escrita para públicos, feminino como melhor escova rotativa, melhores geladeiras e também está assumindo espaço no mercado de reviews online.

Home office e a tecnologia

No âmbito profissional, a tecnologia, mais do que nunca, tem sido uma grande aliada. Afinal, diversas empresas tiveram que liberar os seus funcionários para trabalharem de casa, para não terem de interromper suas atividades por completo.

A tecnologia possibilita aos funcionários desempenharem várias das suas atividade em casas, e também permite que a empresa acompanhe o desenvolvimento.

Antes, o home office era visto de uma forma diferente, e até com um certo preconceito. Porém, hoje em dia, depois do isolamento, todos passaram a olhar para essa modalidade de trabalho de uma forma totalmente diferente. Afinal, ela é um dos principais exemplos de como a tecnologia pode ser tão útil na vida de todos nós.

Outra mudança que aconteceu diante da pandemia foi o grande avanço das plataformas de entrega. Afinal de contas, era preciso pensar em formas de manter o varejo em funcionamento, mesmo com a pandemia.

Além disso, os sistemas de gestão e também de organização contribuem para uma melhor organização do trabalho nesse momento.

Sem contar nos diversos outros segmentos que também apresentaram um aumento incrível, como é o caso das lojas virtuais, por exemplo. Sem dúvida, esse foi um dos setores que mais cresceu com a Covid-19. Outros também cresceram muito, alguns locais como Delivery, ainda se destacam. Os programas de apoio do governo como Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, ainda motivam muitos sonhos se manterem, mesmo diante de um desafio para todos.

Nova realidade após a Covid-19

Depois que tudo isso passar, ainda assim nada será como antes. Inclusive, nós mesmos não seremos mais iguais. A tendência é que tudo mude, nossos pensamentos e nossas convicções mudarão. Principalmente as nossas perspectivas para o futuro.

Enfim, podemos perceber que a tecnologia tem um papel fundamental na vida das pessoas, em especial nos dias de hoje. Ela não só ajuda a mantermos os nossos laços afetivos, como também contribui para que muitas empresas mantenham as suas atividades em andamento.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *