Itajaí

Hospital Marieta busca estabelecer consultas e cirurgias de média complexidade em Ambulatório de Especialidades via SUS

A oferta foi feita ao Corpo Clínico que tem prazo para listar quais especialidades consegue assumir.

Em ofício encaminhado nesta quarta-feira (9/9), a Direção-Geral do Hospital Marieta oferta a ampliação do atendimento ambulatorial para profissionais do Corpo Clínico atuarem dentro das normas e tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A direção-geral está em busca de especialidades médicas para prestar atendimentos no Ambulatório de Especialidades iniciando com as demandas de Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia, Proctologia e Mastologia. O Hospital Marieta já tem capacidade instalada, precisando apenas do suporte do Corpo Clínico para atender a demanda até então enviada a outras unidades de saúde de cidades vizinhas ou represadas em filas de espera.

“A ideia é que os médicos integrantes do Corpo Clínico assumam a responsabilidade pelo atendimento que supra a demanda local, realizando consultas e cirurgias de média complexidade, enquanto a instituição toma todas as medidas internas de instalação e operacionalização, bem como de contratualização junto ao gestor local do SUS”, comenta a diretora-geral, Irmã Mercia Lemes. Ela destaca o interesse dos profissionais do Corpo Clínico em manifestação pública recente, além da sensibilização e preocupação pelo atendimento à comunidade.

O Hospital Marieta tem 90% da capacidade voltada ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde e, como tal, é auditado periodicamente pelas várias instâncias de governo. Essa atuação ambulatorial manteria determinados procedimentos mais próximos da população de Itajaí e região, já que – sem ambulatório específico para determinadas especialidades – os pacientes precisam procurar unidades de saúde em cidades vizinhas, muitas vezes através do Tratamento Fora de Domicílio. A lista das especialidades e dos profissionais médicos que deverão assumir os ambulatórios deverão ser entregue até 5 dias após a regularização dos integrantes do Corpo Clínico.

Foto: Ilustrativa

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *