Notícias

Cirurgia com material inédito no estado é realizado no Hospital Santa Isabel

Prótese de joelho, feita sob medida, foi implantada com sucesso em paciente de 47 anos.

Um procedimento com material inédito em Santa Catarina marca a semana no Hospital Santa Isabel. Uma paciente de 47 anos passou por uma intervenção cirúrgica no joelho, na quarta-feira dia 30 de setembro, implantando próteses modernas, feitas sob medida para a paciente, fiel ao tamanho real da perna.

“Por ser um material personalizado, o resultado é melhor, garantindo mais conforto à paciente. Além disso, esse tipo de prótese, sob medida, é mais duradouro que um convencional”, explica o Dr. Walter Max Heinig Neto, especialista em Ortopedia e Traumatologia, responsável pelo procedimento cirúrgico.

Também participou do procedimento o Dr. Ricardo Serpa, também especialista em Ortopedia e Traumatologia.

A paciente tinha problemas no joelho desde quando era criança, mas se intensificou aos 14 anos. Ela conta que já realizou uma cirurgia na Bahia, mas o problema persistiu. Regularmente, tomava injeções para dor, mas o efeito era temporário, e não podia mais dobrar a perna direita. Ela recebeu alta hospitalar na manhã desta sexta-feira, dia 02 de outubro, caminhando com auxílio de andador.

A substituição total do joelho é um dos procedimentos mais bem-sucedidos na medicina moderna. Embora seja esperada uma excelente durabilidade do implante, estudos recentes mostram que um em cada quatro paciente não está totalmente satisfeito com o procedimento. Em implantes de joelho, a cartilagem e a superfície do osso que estão danificadas são removidas e substituídas pelos implantes de metal e plástico. O objetivo de um procedimento desses é devolver a função e a mobilidade do joelho, e diminuir as dores das articulações.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *