Sustentabilidade

Sustentabilidade é tema de live com a Família Schurmann

Transmissão ao vivo ocorre no Instagram da Marina Itajaí e do movimento Voz dos Oceanos, às 17h, em comemoração ao Dia da Natureza. Também trará informações sobre a próxima expedição da Família Schurmann. 

Neste domingo (4), às 17h, o público poderá acompanhar a LIVE com o capitão Vilfredo Schurmann e o diretor da Marina Itajaí Carlos Gayoso de Oliveira com o tema “sustentabilidade” em homenagem ao Dia da Natureza. Será transmitida no Instagram da Marina Itajaí (@marinaitajai) e do movimento Voz dos Oceanos (@vozdosoceanos), projeto este liderado pela Família Schurmann. Trata-se de ummovimento mundial de combate à poluição plástica nos oceanos e também será o tema da nova expedição marítima da Família Schurmann, que tem o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e partirá em agosto do ano que vem da Marina Itajaí rumo a Nova Zelândia.

Capitão Vilfredo Schurmann.
Créditos: Divulgação

“No Dia da Natureza, lembremos que tanta poluição e invasão plástica vêm sufocando nossos oceanos. Todos nós, integrantes da cadeia náutica, precisamos compreender a urgência por comportamentos e soluções sustentáveis. Vamos cultivar a sustentabilidade em nossas marinas e embarcações para que ecoem também a bandeira que defendemos com o projeto Voz dos Oceanos, que vai testemunhar in loco, achar soluções e conscientizar o público em prol dos nossos mares”, diz o capitão Vilfredo Schurmann.

“A Marina Itajaí, além de apoiar o movimento Voz dos Oceanos, tem o orgulho de ter sido a casa do veleiro Aysso, como hoje é do veleiro Kat, da Família Schurmann, além de ponto de chegada e partida de suas expedições. Seguimos engajados em ações em prol da natureza e da limpeza dos rios e mares. Para nós, é de suma importância ações de incentivo à preservação ambiental. Além disso, a navegação está totalmente relacionada à conservação dos ecossistemas”, complementa o diretor da Marina Itajaí Carlos Gayoso de Oliveira.

Diretor da Marina Itajaí Carlos Gayoso de Oliveira.
Créditos: Cleópatra Aline Pereira

ENTENDA O PROBLEMA DO PLÁSTICO NOS MARES

No Brasil, ao longo de 8.500 km de costa, existem 274 municípios costeiros que dependem muito do ecossistema marinho. No entanto, cerca de 90% do lixo monitorado em praias e restingas do litoral brasileiro são constituídos por resíduos plásticos, segundo dados do Projeto MARPLAST divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente em 2019. “Cerca de um quarto das famílias brasileiras mora no litoral e depende do mar. Uma troca que parece não ter fim; e não terá, se nós tratarmos a natureza com carinho e responsabilidade. Uma maneira é usar menos plástico e usar de forma correta”, completa o capitão Vilfredo Schurmann, no vídeo de apresentação sobre o programa.

SERVIÇO – Live “Dia da Natureza”

Quando: Domingo, dia 4 de outubro às 17h.

Onde: Instagram da Marina Itajaí: https://www.instagram.com/marinaitajai e do projeto Voz dos Oceanos: https://www.instagram.com/vozdosoceanos

Quem: Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí: https://www.instagram.com/carlosgayoso/ e Vilfredo Schurmann 

Quanto: Gratuito

SOBRE A MARINA ITAJAÍ

Inaugurada em 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais e amplo estacionamento. 

www.marinaitajai.com

SOBRE A VOZ DOS OCEANOS

A Voz dos Oceanos é um movimento liderado pela Família Schurmann, que inclui uma expedição apoiada pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), com o objetivo de combater a poluição plástica nos oceanos. Essa será a próxima aventura da Família Schurmann, que deve durar dois anos e tem início previsto para o segundo semestre de 2021. Tem como intuito testemunhar e registrar o que está acontecendo nos oceanos; navegar em busca de soluções inovadoras, e conscientizar e a engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes. 

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *