Notícias

Usina Hidrelétrica Itá comemora 20 anos em operação

Pioneira no aproveitamento hídrico da bacia do rio Uruguai, a hidrelétrica já produziu 139.283GWh e pagou mais de R$ 500 milhões de compensação financeira pelo uso do recurso hídrico.

A Usina Hidrelétrica Itá (UHIT), localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, comemora 20 anos de operação. Pioneira no aproveitamento hídrico da bacia do rio Uruguai, a hidrelétrica já produziu 139.283GWh e pagou mais de R$ 500 milhões de compensação financeira pelo uso do recurso hídrico, um valor considerado histórico.

Itá inovou no método construtivo da barragem principal em rochas com face em concreto, técnica conhecida mundialmente como “Método Itá”, e foi pioneira no Brasil também com o Primeiro Plano Diretor. E agora, no último mês de setembro, foi aprovada a revisão desse Plano, passando a se chamar Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (PACUERA). Dessa forma, o documento foi adequado à nova realidade local de incentivo ao turismo associado com a preservação ambiental.

Para celebrar a data, uma série de programações estão sendo organizadas, dentre elas um Concurso Cultural, uma gincana sustentável entre os colaboradores e a realização de uma LIVE marcada para acontecer dia 20 de novembro nas estruturas da Usina e que será transmitida pelo YouTube do Consórcio Itá.

“Fazemos parte de uma Usina que nos orgulha pela sua performance, responsabilidade socioambiental, pela promoção do desenvolvimento regional, pelas novas oportunidades de negócios, geração de renda e emprego, e, acima de tudo, pela melhoria da qualidade de vida de todos que, de algum modo, se relacionam com a UHE Itá”, destaca Diego Collet, gerente da Regional do Rio Uruguai da ENGIE Brasil Energia.  

Concurso cultural

O Concurso Cultural com o tema: Usina Hidrelétrica Itá 20 anos – Mostre seu talento, é uma oportunidade de divulgar os talentos nas áreas de música, desenho/ilustração e palavras (poesia/contos). A partir de novembro, os finalistas vão passar por votação popular e o resultado dos três finalistas será anunciado durante a LIVE do dia 20 de novembro. No total serão nove ganhadores, três em cada categoria. A premiação está dividida em: Primeiros lugares: 1 Notebook Samsung Book E30 Intel Core i3 4GB 1TB – 15,6” Full HD; na segunda colocação: 1 Aparelho Smartphone Samsung A31 Galaxy A31 128GB Branco 4G – Octa-Core 4GB RAM Tela 6,4” câmera quádrupla; e os terceiros finalistas receberão como premiação 1 Caixa de Som Portátil à prova d’água JBL FLIP 5.

LIVE 20 anos

Com transmissão pelo YouTube e compartilhado nas redes sociais do Consórcio Itá, o evento acontece no dia 20 de novembro, a partir das 17h. Uma estrutura de palco será montada em frente à casa de força da Usina Itá e contará com a participação online de atrações culturais, depoimentos de convidados e revelação dos ganhadores do Concurso Cultural e dos três finalistas da gincana sustentável de colaboradores.

20 anos de história

Marco na geração hidrelétrica do Sul do país, Itá foi a primeira hidrelétrica em parceria público/privada, e tem importância fundamental para o Sistema Interligado Nacional em função da sua posição estratégica, pois é a Usina que inicia o “corredor” de recomposição fluente desta região.

Com uma capacidade instalada de 1.450MW em 5 unidades geradoras, é uma das maiores Usinas em potência instalada da região Sul e a maior do Estado gaúcho, com uma potência instalada de 1.450MW. Possibilita atender em torno de 25% da demanda do Rio Grande do Sul e 50% da demanda de Santa Catarina. 

Inovadora nas modalidades de remanejamento da população e na reconstrução de infraestruturas urbanas e rurais, ao longo desses 20 anos, a usina recebeu várias premiações e reconhecimentos de projetos e iniciativas socioambientais. Com o objetivo de atendimento legal e, principalmente, de conservação e preservação da biodiversidade no Bioma Mata Atlântica, foram implantados dois parques ambientais – Parque Fritz Plaumann em Concórdia/SC e o Parque Teixeira Soares em Marcelino Ramos/RS. 

Nesse período, foram realizados diversos estudos e pesquisas sobre os peixes nativos do alto rio Uruguai, adicionalmente, contribuindo para o enriquecimento e conservação das espécies através da soltura de mais de 1 milhão de alevinos.  Mais de 170 educadores ambientais foram formados em sete edições do Programa de Formação de Educadores Ambientais (PFEA). As ações dos programas de educação ambiental impactaram positivamente mais de 200 mil crianças. Além disso, foram produzidas em torno de 3 milhões de mudas nativas de 111 espécies de matrizes georreferenciadas ao longo do reservatório. 

As portas da Usina foram abertas para mais de 220 mil visitantes, levando um pouco de conhecimento sobre o dia-a-dia de uma grande usina hidrelétrica. O Consórcio investiu também em cultura com a implantação do Centro de Cultura de Alto Bela Vista e a parceria com o Centro Cultural de Concórdia. 

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *