Itajaí

Obras de esgoto avançam em Itajaí com novo emissário

A tubulação de grande porte que vai levar o esgoto dos bairros São Vicente, Cordeiros e a localidade da Murta até a Estação de Tratamento, no Cidade Nova, será implantada até a próxima segunda-feira (30). Neste sábado (28), o trânsito na Avenida Adolfo Konder, esquina com a Rua São Vicente, próximo ao Centro Integrado de Saúde, está em meia-pista para instalação do equipamento, chamado de emissário.

No total, serão 122 metros de tubos de ferro com 450 milímetros de circunferência. A implantação atravessará a avenida até a Rua Otto Hoier.

O valor investido nessa interligação é de R$ 33 mil e vai viabilizar o transporte de efluentes que serão captados em mais de 12 mil ligações, beneficiando uma população de cerca de 65 mil habitantes.

“O trabalho intenso concentrado agora vai possibilitar muito em breve que os dois bairros mais populosos de nossa cidade tenham acesso ao saneamento, o que reflete na qualidade de vida de todos, com rios e praias despoluídos”, observa o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre.

A orientação aos proprietários de imóveis nestes bairros é para que ainda não façam a ligação do esgoto na rede, já que depende da conclusão dos serviços.

Por enquanto, apenas imóveis nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária podem e devem ser ligados à rede coletora de esgoto. A lista de ruas atendidas pode ser consultada em http://www.semasaitajai.com.br/?modo=publicacao&tipo=noticia&codigo=2449 e será atualizada assim que houver novas inclusões.

ETE é equipada para a expansão da rede

Em paralelo aos trabalhos pelas ruas de Itajaí, as obras para ativação do segundo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto avançam com diversas frentes de trabalho. Um progresso significativo nos trabalhos foi obtido com a instalação do sistema de aeração para esta nova unidade. Com investimento de R$ 1,7 milhão, os equipamentos instalados são fundamentais para o correto funcionamento da estrutura, garantindo a administração correta dos fluxos de ar.

Também estão sendo executadas adequações civis, voltadas a assegurar qualidade total em aspectos como vedações, dispositivos de segurança do trabalho, ventilação, entre outros. Esse segundo módulo é fundamental para o tratamento de esgoto dos bairros São Vicente e Cordeiros.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *