Piçarras

Bandeira Azul é hasteada na praia de Balneário Piçarras

Cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no Facebook da Prefeitura de Balneário Piçarras


Em cerimônia simbólica realizada na última quinta-feira (17), a Bandeira Azul foi hasteada pela terceira vez consecutiva na praia de Balneário Piçarras. O ato marcou o início da temporada 2020/2021 do programa que prevê ações de educação ambiental e novidades no trecho certificado. Cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no Facebook da Prefeitura de Balneário Piçarras.

A certificação foi aprovada no trecho de 1,65km – entre a descida da Avenida Getúlio Vargas até a Rua 2660, na orla Norte. Para a manutenção da Bandeira Azul, os requisitos foram ainda maiores que nos últimos anos. É preciso manter os resultados obtidos na última certificação, apresentar relatórios de desenvolvimento desde a última temporada, além de propor novos projetos com base nos pilares principais do programa: balneabilidade, infraestrutura, segurança e educação ambiental.

Para este ano, serão instalados pontos para o fornecimento gratuito de cinzeiros de praia feitos de bambu, com objetivo de promover a conscientização quanto a bituca de cigarro. Além disso, terá um painel ao ar livre, que demonstrará em tamanho real as espécies de tartarugas marinhas que visitam a costa de Balneário Piçarras. Outra novidade é o Quiz Caça-Restinga, que promove a interação da pessoa com as placas de identificação da restinga em troca de brindes.

De acordo com o Presidente da Fundação do Meio Ambiente e Coordenador Local do Programa Bandeira Azul, Marcos Zaleski, a certificação “representa um legado na área ambiental para o município, mostrando que a praia é tratada com responsabilidade e sustentabilidade, sempre pensando em oferecer ao usuário de praia um tipo de turismo que agrega valor a cidade”, frisou.

A Secretária de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Correa, frisa que a Bandeira Azul marcou uma nova fase para o turismo na cidade. “A Bandeira Azul confere um status maior ao destino e uma diferenciação a outras praias do Brasil. A certificação cria um destaque bastante importante para ampliar e qualificar a comercialização do destino, o que vem a fortalecer o comércio local e a geração de emprego e renda”, enfatizou.

Bandeira não ficará hasteada em todo período
Sob orientação da Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, a bandeira não ficará hasteada durante toda a temporada na praia. “Em razão do COVID-19, neste ano temos uma orientação um pouco diferente. A Bandeira não ficará hasteada com objetivo de evitar um convite excessivo de pessoas para frequentar o trecho. Aguardaremos as próximas orientações da coordenação nacional”, pontuou Zaleski.

Novo trecho na Fase Piloto
A cidade ainda inscreveu em Fase Piloto neste ano o trecho de ampliação da Avenida José Temístocles de Macedo para a obtenção da bandeira. A intenção é levar o programa para o norte, por mais um trecho de aproximadamente 1,7 quilômetros, até a Rua 3750. Ao todo, o município possui 3,35km de praia participantes do Programa Bandeira Azul, representando mais de 50% de toda a orla da cidade.

Caso a obtenção da bandeira se confirme, Balneário Piçarras será a maior praia em extensão do Programa Bandeira Azul. “O trecho inscrito na Fase Piloto tem total condições de receber a certificação. A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul já visitou o local e atestou a grande viabilidade”, explicou Marcos. O município tem até dois anos para confirmar a certificação ou perde o status de Fase Piloto.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *