180 famílias ganham mais segurança com nova iluminação pública de LED

Vila do Oca e Vigorelli, em Joinville (SC), receberam postes de concreto, transformadores trifásicos e luminárias de alta eficiência

Além do embelezamento das ruas, até ir ao culto agora ficou mais seguro para 81 famílias que moram na Vila do Oca, em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, assim como para mais de 100 famílias da Vigorelli, um forte ponto turístico do município, que teve a iluminação pública (IP) ligada agora em fevereiro. Essas duas comunidades não contavam com rede de IP nem de energia, o que resultava em escuridão e ligações irregulares. Mas, após décadas de espera, a solução chegou.

Na Vila do Oca, a rede compacta de distribuição de energia elétrica em média e baixa tensão foi ampliada em cerca de 800 metros, com instalação de 27 postes, três transformadores trifásicos e 23 luminárias de alta eficiência com tecnologia LED. “Tô muito feliz. Vai ter segurança com a iluminação pública. Ultimamente, eu nem tava indo para a igreja, porque era muito escuro. Agora a gente vai para o culto, é uma bênção”, disse Ingrid de Oliveira, moradora da Vila do Oca. 

Na Vigorelli, a melhoria veio após cerca de 30 anos de impasse judicial, resolvido em 2021 pela Prefeitura de Joinville e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Desde então, a Prefeitura vem trabalhando na elaboração de projetos executivos de obras que levarão dignidade à população dessa comunidade. E, neste mês de fevereiro de 2024, os moradores viram o acionamento da ampliação da rede de iluminação pública aérea com cerca de 4 km, 122 postes, três transformadores trifásicos e 127 luminárias viárias de alta eficiência tipo LED. Ainda, seguem em andamento as obras em mais 400 metros de rede subterrânea, com futura instalação de outros 32 postes de iluminação exclusiva, com 18 luminárias decorativas, 17 luminárias viárias e 5 refletores, também com lâmpada LED. 

Tanto na Vila do Oca quanto na Vigorelli a implantação da rede de iluminação pública foi realizada pela Quantum Engenharia, de São José (SC), que venceu a licitação realizada pela Prefeitura de Joinville. “Com a iluminação pública utilizando a moderna tecnologia LED, essas comunidades agora têm maior percepção e conforto visual devido à emissão de luz branca e um índice superior a 70% de reprodução das cores. Ou seja, além do embelezamento das ruas, fica muito mais fácil identificar as pessoas, o que aumenta a segurança”, explica Willian Gomes, engenheiro eletricista da Quantum e coordenador dos projetos realizados em Joinville. 

Essas melhorias resultam também em maior qualidade de vida e dignidade, sendo realizadas via Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Joinville. “Com certeza, essas pessoas vão ter mais segurança nos seus lares. Também vão ter a possibilidade de se desenvolver, ter equipamentos dentro de casa. A prosperidade vai aumentar”, salienta o prefeito Adriano Silva.

E a Prefeitura também solicitou, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), a inclusão das duas comunidades no projeto “Sou Legal, Tô Ligado! 4”, realizado pela Celesc em parceria com a Aneel. Assim, essas mais de 180 famílias estão recebendo, gratuitamente, os kits de postes padrão de entrada de energia elétrica, os populares “kits postinhos”, e poderão ter energia elétrica regularizada e segura também dentro de suas casas.

Conforme destaca a Prefeitura, a região da Vigorelli também contará com requalificação viária até o ferry boat e reforma das três rampas para acesso de embarcações, sinalização viária, playground e paisagismo, entre outras melhorias, em um investimento que se aproxima de R$ 20 milhões.

FOTO: Equipe técnica trabalhando na iluminação pública da Vila do Oca, em Joinville (SC) – Divulgação/Secom – Prefeitura de Joinville

Exit mobile version