Dicas

Pomerode já se prepara para a 35ª edição da Festa Pomerana

 O ano nem chegou ao fim e Pomerode já iniciou os preparativos para mais uma Festa Pomerana, um atrativo do Vale Europeu durante o mês de janeiro. A tradicional festa da cidade mais alemã do Brasil chega a sua 35ª edição e será realizada entre os dias 10 e 21 de janeiro, no Parque de Eventos da cidade, ressaltando a cultura dos colonizadores através da gastronomia, competições, música e dança. Reconhecida nacionalmente pela gastronomia alemã, as delícias típicas são a essência da Festa Pomerana, que resgata a cada edição a culinária mantida no dia a dia da comunidade. Pratos à base de porco, marreco, salsichas e outras iguarias formam um banquete, com fartas opções aos visitantes nos diversos espaços gastronômicos do evento. O cardápio contará ainda com opções de receitas sem glúten, sem lactose e sem carne. A bebida fica por conta das cervejarias artesanais da região, valorizando a produção local. A programação cultural é variada e valoriza a dança e os costumes típicos. Visitantes e moradores se encantam com as apresentações e encontros, como do Grupos de Danças Folclóricas, de Tocadores de Bandoneon, o culto em Platt Deutsch, o concurso de Delícias da Tradição Alemã, as competições típicas e os desfiles pelas ruas com os reis, rainhas e princesas dos clubes de caça e tiro. Nessa programação, a grande novidade que promete movimentar o Parque de Eventos é o 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige. O instrumento de percussão, conhecido também como violino do diabo, foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Segundo a tradição, ele deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. A expectativa é que 20 tocadores de Teufelsgeige se reúnam no dia 14 de janeiro, a partir das 13h. O artesanato e os produtos locais de Pomerode terão novamente um espaço na Feira Comercial, Industrial e Artesanal. Em 12 dias, a Festa Pomerana promete então reunir música, dança e gastronomia típica em um alegre tributo à cultura e aos costumes dos imigrantes. Um verdadeiro resgate das tradições e sabores da Pomerânia.

 Atrações da 35ª Festa Pomerana:

Horários da festa:

Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras – a partir das 18h.

Terças, sábados e domingos – a partir das 10h.

 

Ingressos:

Domingo a sexta-feira – R$ 10.

Sábados – R$ 25.

Entrada gratuita dias 10, 15, 16 e diariamente para quem estiver de traje típico completo. No último dia de festa (21/1), o acesso é gratuito após às 17h.

Meio Ingresso: acima de 60 anos, estudantes e professores.

Desfiles típicos:

Desfile de abertura da Festa – dia 10 de janeiro às 19h.

Quintas e sextas-feiras às 19h, sábados às 18h e domingos às 9h30min.

Saída da Rua 15 de Novembro, nas imediações da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, até o Parque de Eventos.

Desfiles Fackelzug e Küchenmarsch:

Ao anoitecer, o pátio do Parque de Eventos ganha uma tradição especial: a passagem do Fackelzug ou desfile de tochas. Já a Küchenmarsch ou dança das cozinheiras é uma prática tradicional das festas de casamento. Nela, as pessoas envolvidas promovem uma dança especial após o jantar, em homenagem aos noivos.

Competições típicas:

São diversas competições abertas aos visitantes da Festa Pomerana, que resgatam práticas dos colonizadores, como na competição do serrador e do lenhador, além da divertida Alles Wurst – É tudo linguiça.

 

Dia da melhor idade:

Dia 16 de janeiro, a partir das 10h.

A programação do Dia da Melhor Idade oferece uma série de atividades especiais. Muita música, dança e competições típicas, inclusive com a coroação da realeza da Melhor Idade.

Apresentações culturais:

As danças folclóricas são o destaque da programação e encantam visitantes, abrindo espaço para as manifestações culturais de outras partes do mundo, por meio do 10º Encontro de Grupos de Danças Folclóricas, que será realizado no dia 20 de janeiro, das 13h às 17h.

Concurso de delícias da tradição alemã:

Uma competição que celebra a riqueza dos sabores da tradição. A cada noite, no Pavilhão Cultural, são preparados pães, cucas, geleias e outras estrelas da gastronomia germânica. Serão nove categorias:

Dia 11/1 – Geleia

Dia 12/1 – Cuca

Dia 13/1 – Bolinho de Carne

Dia 15/1 – Bolacha de Natal

Dia 16/1 – Cerveja Artesanal Caseira

Dia 17/1 – Heringsbrot

Dia 18/1 – Pão

Dia 19/1 – Licor

Dia 20/1 – Strudel

 

Culto em Pommersches Plattdeutsch:

No primeiro domingo da festa, dia 14 de janeiro, a partir das 10h45 min, será realizado no Pavilhão Cultural o culto luterano em Pommersches Plattdeutsch, língua Pomerana falada pelos imigrantes.

1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige:

O Teufelsgeige é um instrumento de percussão, conhecido também como violino do diabo, que foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Segundo a tradição, ele deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. O encontro será realizado no dia 14 de janeiro (domingo), das 13h às 16h.

 

3º Encontro de Tocadores de Bandoneon:

No dia 13 de janeiro (sábado), das 13h às 15h, o Pavilhão Cultural vai ecoar as melodias de músicos que, através deste instrumento, valorizam as tradições e a preservação cultural.

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Samara Vieira – atendimento1@grupoodp.com.br  – (47) 3322-0545 / (47) 99994-1534

35ª Festa Pomerana

De 10 a 21 de janeiro de 2018

Parque de Eventos de Pomerode

Avenida 21 de Janeiro, 2150 – Centro, Pomerode – SC

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *