Balneário Camboriú

GOP participa de treinamentos de combate e imobilização

Nesta segunda e terça-feira (23 e 24), os integrantes do Grupo de Operações Preventivas (GOP) da Guarda Municipal de Balneário Camboriú participaram dos treinamentos de “Law Enforcement e Combatives” para situações de combate corpo a corpo e de imobilização e contenção de suspeitos, ministrados pelo instrutor de combate e policial militar, Felipe Rodrigues Moreira, no Centro de Artes Marciais da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú.

“Combatives é um programa de treinamento que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial após analisar inúmeras situações de combates letais corpo a corpo”, explica o instrutor Rodrigues. O sistema é baseado em combates em pé de mãos vazias para controle de suspeitos, grappling, submission, retenção e contra retenção de arma de fogo, exercícios cognitivos de situações com suspeitos armados, percepção, reflexo, fisiologia, neurologia e plataforma de base. “Conforme os anos passaram e as situações urbanas evoluíram, foram feitos outros estudos ao redor do mundo e o Combatives foi adaptado para as forças de segurança, buscando resguardar ao máximo possível a integridade do guarda, ainda que cumprindo sua função”, diz Rodrigues.

O Law Enforcement foi instruído nesta segunda-feira, com os temas de imobilização e contenção de suspeitos utilizando técnicas de torções com as finalidades de algemar e imobilizar o suspeito. De acordo com o supervisor do GOP, Édio Carlos Barbosa, apesar de poucas situações exigirem medidas agressivas, os guardas devem estar preparados para saber lidar com todas elas independente da gravidade ou medida a ser tomada. “Nós como agentes de segurança não temos a mentalidade de combate, pensamos na proteção. Em um momento de stress, em que seja necessário o uso da força progressiva ou de armas de fogo, não saberemos fazer isso corretamente se não treinarmos. É aquilo que treinamos todos os dias que conseguiremos fazer nas situações que forem necessárias”, falou.

Essa capacitação faz parte de uma série de treinamentos programados para o ano que têm sido solicitados pelo secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, desde o início de 2017, visando capacitar e tornar a Guarda Municipal de Balneário Camboriú uma força de segurança exemplo, resultando em um município cada vez mais seguro.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *