Balneário Camboriú

Teatro de fantoche é uma das atividades do Movimento Maio Amarelo 2018

Lilica e Rebeca são duas primas que moram em lugares muito diferentes: enquanto Lilica mora em uma cidade grande, Rebeca reside em uma cidadezinha de interior, onde as ruas não possuem sinalização de segurança e as crianças desconhecem as regras de trânsito. Este é o enredo da história contada através de um teatro de fantoches no NEI Iate Clube, uma das atividades do Movimento Maio Amarelo 2018 promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú, através do Setor de Educação para o Trânsito do Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN).

As crianças aprendem através do exemplo de Rebeca, que chega na cidade e se assusta com a quantidade de carros e movimento no trânsito. É então que sua prima ensina as principais regras de como as crianças devem se comportar nas ruas da cidade. As dicas são transmitidas de forma lúdica aos pequenos. Ana Julia Oliveira, de 3 anos, do maternal II, assistiu ao teatro de fantoches, e vai levar as dicas para casa. “Eu só vou andar na rua só com o meu pai e a minha mãe”, diz.

Quem está por trás do teatro é a agente de trânsito Mirian Adriana Paulo, que explica qual é o objetivo das atividades. “Durante o Maio Amarelo atenderemos várias escolas, todas com conscientização e alerta às crianças sobre como se comportarem nesse trajeto que elas fazem diariamente de casa para escola e vice-versa, para ter esse cuidado de andar na calçada e de atravessar a rua na faixa, usar o cinto de segurança e andar sempre no banco de trás do carro, a fim de que não ocorram acidentes”, diz a agente.

Além dessa, outras atividades em alusão ao Maio Amarelo irão permear os Centros de Educação Municipais e Núcleos de Educação Infantil até o dia 30 de maio, como o Dia da Integração da Família, jogos de tabuleiro e rodas de conversa, todos visando a educação de crianças acerca das regras básicas de trânsito. Serão contemplados com as ações o NEI Iate Clube, CEM Dona Lila, NEI Vovô Alécio, CEM Iate Clube, NEI Nova Esperança, CEM Nova Esperança, NEI Carrossel, NEI Anjo da Guarda e NEI Odácia Tereza Damásio.

No próximo sábado (05) e quarta-feira (09), atividades abertas ao público de abordagens educativas ocorrerão no Portal da divisa entre os municípios de Balneário Camboriú e Itajaí e no Posto da Polícia Rodoviária Federal da cidade de Itapema, respectivamente. O encontro do dia 05 será às 17h, já o do dia 09 será às 9h e 15h.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *