Notícias

GT da AMFRI unido com Conselheiros do Fundeb tratam da Prestação de Contas do PAR

O Grupo de Trabalho do PAR (Plano de Ações Articuladas) e os Conselheiros do Fundeb da AMFRI se reuniram na manhã desta terça-feira (8) para discutir e orientar sobre a prestação de contas que será realizado via Simec – Sistema de Monitoramento e Informações do Ministério da Educação. A reunião extraordinária aconteceu no auditório da AMFRI e contou com representantes de todos os municípios da região da AMFRI.

O encontro destacou que os conselheiros devem acompanhar o monitoramento da Prestação de Contas do Ciclo 2011/2014 do PAR – Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação em regime de colaboração com os municípios, a partir do Manual de Orientações lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os conselheiros foram orientados pela consultora em educação da AMFRI, Gilmara da Silva, a fazer as análises dos elementos da prestação de contas que deverá ter parecer dos Conselhos do Fundeb e será realizada via SIMEC. Cada item adquirido pelos municípios por meio de termo de compromisso de cooperação financeira junto ao ministério da educação entre o período de 2011 e 2014 deve ter o parecer do conselho do Fundeb.

O grupo deliberou e que no segundo semestre será necessário fazer uma formação regional voltada aos conselheiros do Fundeb, além da necessidade de manter encontros mensais ou bimestrais. “Nosso objetivo é que a AMFRI possa subsidiar os conselheiros para que eles possam cumprir essa tarefa tão importante que é fazer o papel de controle social junto às contas públicas da educação básica em nossos municípios”, explicou Gilmara.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *