Itajaí

Município de Itajaí disponibilizará software de gestão escolar em Congresso de Prefeitos

O software livre de gestão escolar Erúdio será um dos destaques da tarde de quinta-feira (14) no Congresso de Prefeitos, em Florianópolis. O Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativo (CTIMA) assinará dois termos de cooperação técnica para a disponibilização do programa aos municípios catarinenses, além de apresentá-lo para os prefeitos e gestores.

O secretário do CTIMA, Murilo Allan Sodré de Souza, assinará os termos com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA/FECAM) e Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA) para disponibilizar sem custos a ferramenta educacional.

“Itajaí é uma referência nacional em desenvolvimento de software livre”, relata Murilo. Para o secretário “será uma satisfação enorme apresentar uma solução tecnológica desenvolvida em nossa cidade”. Souza explica que a cooperação dos consórcios auxiliará na assistência e implantação do software.

O sistema Erúdio desenvolvido por servidores de carreira do Município de Itajaí é um software livre para gestão escolar. A ferramenta gerencia documentos como os boletins, diário de classe e presenças dos alunos na Rede Municipal de Ensino em suas todas as suas unidades.

Educação

Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) o Congresso de Prefeitos começou nesta segunda-feira (11), no Centrosul, em Florianópolis. A educação está tendo papel de destaque no maior encontro de gestores públicos de Santa Catarina. A Secretaria de Educação de Itajaí participa do I Seminário Estadual de Educação, uma parceria com o colegiado estadual de educação.

O objetivo é debater e orientar as práticas na área da educação pública, tratando da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Nacional de Educação. Durante o Seminário, serão apresentados dois projetos desenvolvidos em Itajaí: o “Quem nasce em terra de peixeiro, peixerinho é”, que propõe a construção de vocabulário local, culinárias sobre as comidas típicas, entrevista com moradores antigos, pesquisa sobre a história de Itajaí, contação de histórias, apresentações culturais (resgate histórico), exposição de audiovisuais e fotografias, visitas a pontos turísticos e museus, entre outras ações.

O outro projeto é o da Escola da Inteligência #Itajaí Transforma que aborda desenvolve a autoconsciência, a autoestima, a automotivação e a determinação dos alunos, pais e professores que recebem os livros exclusivos. Problemas de concentração; sintomas de timidez e insegurança; violência nas escolas; bullying; vestibulando com transtorno depressivo; ou algum transtorno psicológico são alguns dos temas aplicados.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *