Navegantes

FUMAN FAZ RETIRADA DE VEGETAÇÃO EXÓTICA NA MEIA PRAIA NESTA SEXTA-FEIRA (29)

A Fundação do Meio Ambiente de Navegantes – FUMAN informa à população que estará realizando, nesta sexta-feira, das 14h às 17h, a retirada da vegetação exótica ao entorno da Praça Nino Ferreira, localizada na Av. Beira Mar, no bairro Meia Praia. O objetivo da ação é o posterior plantio de espécies nativas específicas de vegetação de restinga.

Conforme o superintendente da FUMAN, Leandro Amaral, a atividade consiste, principalmente, na retirada de mamonas (ricinus communis), casuarinas (casuarina equisetifolia) e sombreiros (terminalia catappa), todas vegetações que foram inseridas indevidamente na orla de Navegantes. “A ação visa dar continuidade ao cumprimento do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), firmado com o Ministério Público de Santa Catarina e IBAMA, sendo também uma extensão do projeto Nossa Praia, realizado com o apoio da Portonave S/A”, explicou.

A FUMAN ressalta que a medida é necessária porque as plantas exóticas são espécies invasoras e impedem o crescimento das espécies nativas, o que compromete a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica no município, além de prevenir e conservar a praia contra eventos como as ressacas. A vegetação exótica será retirada manualmente, para gerar menos impacto e não danificar a vegetação nativa.

Vale lembrar que em caso de mau tempo, a ação será transferida para uma outra data. Já o plantio de vegetação nativa será agendado para as próximas semanas, contando com parceria de instituições do município. Toda a população está convidada a ajudar.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *