Notícias

Prefeitos do Futuro promove imersão em temas como marketing digital, gestão ágil e novas tecnologias

De tecnologias gratuitas a técnicas de marketing, dicas de uso das redes sociais e gestão de equipe e projeto, a boas práticas para o turismo, inovação, mobilidade urbana, captação de recursos e conectividade. Esses foram alguns dos temas que estiveram em pauta durante a segunda edição do evento Prefeitos do Futuro, realizado de 14 a 16 de março, em Brasília.

Ao longo de três dias, 72 prefeitos, de 22 estados, representando cidades das cinco regiões do país, participaram de um processo de imersão intenso, onde foram contemplados com um conteúdo de alta qualidade, compartilhado por mais de 40 especialistas em suas áreas de atuação. Em um formato dinâmico e diferenciado, as palestras tiveram como objetivo mostrar o que os prefeitos podem fazer, utilizando-se de boas práticas e exemplos de outros municípios que obtiveram sucesso com pequenas mudanças e ou adaptações nos mais diversos setores, incluindo educação, turismo, mobilidade e segurança.

“Chegamos à segunda edição com um conteúdo altamente relevante, que irá contribuir para que os gestores saiam daqui transformados, com ideias para já serem aplicadas em suas cidades imediatamente, contribuindo para um lugar melhor, com mais qualidade de vida e oferecendo o que o cidadão merece”, comenta Alexandre Souza, idealizador do evento. “Nossos prefeitos tiveram acesso a exemplos de boas práticas, além de gestão de processos e pessoas que podem transformar seus municípios. Tive a oportunidade, inclusive, de falar sobre alta performance, expondo minha experiência pessoal, ao transformar minha gestão nos últimos dois anos de mandato”, acrescenta a ex-prefeita e também idealizadora do projeto, Sol Sousa Kreidloro.

Foram cerca de 25 horas de conteúdo, abordando todos os temas relacionados à uma excelente gestão. Uma das presenças mais aguardadas foi a do deputado Major Vitor Hugo, líder do governo na Câmara, que esteve no evento para falar sobre a reforma da nova previdência. Na ocasião, ele destacou que os direitos adquiridos serão preservados, que a liderança do governo está aberta para receber os gestores e discutir todos os aspectos necessários e que o objetivo do governo é preservar a economia dos próximos dez anos. “Foi uma honra participar do Prefeitos do Futuro e estarei sempre à disposição, de modo especial para defender a nova previdência. Peço o apoio de todos, que conversem com seus parlamentares para que votem favoravelmente, para que a gente proteja nossos filhos e netos e tenhamos uma previdência mais sustentável”, acrescentou o deputado.

Dentre os palestrantes, Paulo César Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação, destacou a importância da conectividade nas cidades, uma vez que o munícipe do século XXI já nasceu conectado, lembrando que as redes sociais foram fundamentais para a vitória do atual presidente do Brasil. “Os gestores precisam entender que a conectividade deve estar presente nas áreas públicas, nas escolas, nos hospitais e nos atrativos turísticos. Os jovens munícipes sentem a necessidade de se comunicar a qualquer hora e de onde estiverem. Cidade não inteligente é aquela que não oferece oportunidades para seus moradores”, comenta Alvim.

Segmento de maior potencial de empregabilidade, o setor de turismo também ganhou espaço. Cristiano Cicuto, presidente da ABAV/MS, compartilhou algumas boas práticas, ressaltando a importância de o município contar com um secretário que tenha conhecimento da área para que possa vislumbrar o potencial turístico na cidade. “Turismo é serviço e serviço é dinheiro direto no caixa da prefeitura por meio do ISSQN”, observa.

Mobilidade Urbana, Como gerir um orçamento público, Competências para ousar qualquer resultado na sua vida, Como transformar propaganda eleitoral em conteúdo relevante, Qual o seu perfil de líder, Como se posicionar e se diferenciar nas redes sociais e Como preparar os jovens para o futuro, entre outros temas, completaram a programação.

O que dizem os prefeitos

“Vim para o Prefeitos do Futuro em busca de motivação, autoconhecimento, atualização, troca de experiência e novas tecnologias para que eu possa melhorar minha atuação como gestora no município. Volto para minha cidade revigorada e, consequentemente, vou melhorar muito a qualidade e a gestão do nosso município”. Leila Miotto Amadei, Juranda / PR

“Estou muito satisfeita em estar aqui. Como prefeita reeleita, sempre quis fazer uma gestão diferenciada. Ouvir experiências de palestrantes que não são da área pública e que podem ser aplicadas em nossos municípios é motivador. Não dá mais para sermos prefeitos como há 30 anos. O mundo mudou e os gestores precisam ter essa visão de que precisamos mudar. De todos os eventos que participei no Brasil e no exterior, Prefeitos do Futuro realmente surpreendeu”. Daniela de Cássia, Monteiro Lobato / SP

“Participar do evento foi uma excelente experiência para mim e minha equipe. Estou surpreso com o conteúdo que vou para levar para a minha cidade. São ideias incríveis que, com certeza, vão trazer qualidade de vida para nosso povo”. Joaz Oliveira Mendes da Silva, Extremoz / RN

“Falo com bastante propriedade que fiz a escolha certa ao participar do evento. Foi de grande conhecimento para a minha gestão e para esclarecer vários pontos que tinha dificuldade”. Prefeito Ronaldo Miziara, Paranaíba / MS

“Mesmo estando no terceiro mandato, estou tendo a oportunidade de acompanhar com grandes autoridades temas importantes, mostrando que o momento é de inovar. É fácil estarmos na vida pública, mas a responsabilidade hoje é gestão, de pessoas e cidades. Saio daqui muito mais entusiasmado, com muito conteúdo para inovar, para fazer mais e melhor para as pessoas das nossas cidades”. Joel Rodrigues da Silva, Floriano do Piauí / PI

“Ninguém estuda para ser prefeito e no início do mandato todos têm dificuldades. Aqui aprendemos técnicas e ferramentas para ter agilidade no nosso dia a dia e a lidar com as pessoas. Tenho muito orgulho em dizer que sou uma prefeita do futuro”. Beth Pelaes, de Pedra Branca do Amapari / AP.

Sobre Prefeitos do Futuro

O Encontro foi idealizado por Alexandre Souza, eleito pela Revista Venda Mais um dos Melhores Treinadores de Gestão e Vendas do Brasil, e por Solange Sousa Kreidloro, ex-prefeita de Nova Bandeirante (MT), Diretora da Associação Brasileira de Municípios e da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes. A primeira edição aconteceu em 2018 e contou com a participação de 50 prefeitos de diversas cidades.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *