Investimentos: ETF’s

Investimentos: ETF’s

Com as opções de investimento dentro da renda fixa se tornando cada vez menos atrativas graças a queda nas expectativas de juros futuros, cabe ao investidor procurar opções no mercado financeiro que permitam continuar fazendo aportes pensando no futuro, sem deixar de lado a segurança, mas mantendo uma rentabilidade dentro da média.

Uma das opções para estes investidores são os fundos de índices, ou ETF’s.

Os Exchange Traded Funds, são fundos negociados na bolsa de valores por meio de cotas, que visam replicar um determinado índice financeiro. Cada um desse fundos replica um determinado setor de empresas, ou a bolsa como um todo.

A vantagem em relação aos outros fundos de renda variável, por exemplo, pode ser encontrada na taxa de administração, já que este fundo replica um determinado setor é comum que sejam cobradas taxas mais baixas, enquanto os demais fundos precisam “vencer” os índices do mercado. É possível consultar as taxas no próprio site da B3.

Outra vantagem está na diversificação, enquanto um investidor sozinho precisaria comprar várias ações de inúmeras empresas de setores diferente, ao adquirir a cota de um fundo ele ganha essa diversificação de forma automática.

O valor nesse caso também joga a favor do fundo, já que é possível comprar um lote de cotas com um valor próximo a R$ 1.000,00, enquanto uma carteia de ações com o mesmo nível de segurança iriar lhe custar dezenas de milhares de reais.

Devido a facilidade de acesso, custos mais baixos e boas oportunidades de rentabilidade os ETF’s podem ser um substituto para o investidor mais conservador que já olha desanimado para títulos públicos ou privados de renda fixa pagando taxas cada vez mais baixas.

orlando.werner@outlook.com/todomundorico.wordpress.com

CATEGORIA
Compartilhar com
Próxima Nóticia

Comentário

Disqus ( )