Itajaí

Itajaí realizou mais de 5 mil exames para diagnóstico de coronavírus

Itajaí realizou 5.346 exames para diagnóstico de coronavírus até terça-feira (9). No final de maio, o Município ampliou os testes na população com a criação de um centro de testagem em contêineres no Centro Integrado de Saúde (CIS). A mudança na aplicação dos exames, incluindo também os pacientes sintomáticos leves, se refletiu num maior registro de casos positivos de COVID-19. Até terça, Itajaí tinha 843 pessoas infectadas pela doença, sendo que 428 já estão recuperados.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

“Sabemos que a testagem é muito importante para termos uma noção real da situação epidemiológica da cidade. Por isso, temos ampliado gradativamente a aplicação de testes na população. O nosso centro de testagem no CIS tem realizado em média 300 exames por dia. Esse aumento também impacta em mais casos diagnosticados”, comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Entre os mais de 5 mil testes aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde, 2.093 foram exames PCR e 3.253 foram testes rápidos. A testagem inclui pacientes sintomáticos, profissionais de saúde da rede municipal, portuários, profissionais de segurança e salvamento e população em geral. Para a comunidade, foram disponibilizados 609 exames PCR no Centreventos e outros 764 testes rápidos já realizados em três localidades da cidade: Imaruí, Jardim Esperança e Rio Bonito.

Ao longo deste mês a testagem nos bairros continua. O objetivo é aplicar 2 mil testes na população em geral, de forma aleatória, para estimar a proporção de moradores que já estão com anticorpos para o coronavírus, além de avaliar a expansão do vírus e a estimativa de casos assintomáticos na cidade.

No centro de testagem, os exames de coronavírus são feitos em pacientes com indicação médica do Centro de Triagem, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde. Os testes rápidos ofertados são destinados aos pacientes sintomáticos a partir do 8º dia de sintomas da COVID-19, pois eles detectam os anticorpos produzidos pelo corpo. O resultado sai em aproximadamente 30 minutos. Já o exame PCR é feito nas pessoas que apresentam sinais recentes da doença. A amostra é encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública de SC (LACEN) e o resultado demora em média três dias.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *