Itajaí

Itajaí alinha ações conjuntas para enfrentamento à COVID-19 na região

O risco de agravamento da situação do coronavírus na região nos próximos dias tem mobilizado o Município de Itajaí em busca de soluções. Nesta terça-feira (16), o prefeito Volnei Morastoni se reuniu com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, e a secretaria executiva da Amfri para definir ações conjuntas de enfrentamento à COVID-19. Uma das medidas é implantação imediata de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e outros seis no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

Na reunião, os prefeitos fizeram contato com a direção do Hospital Marieta e a Secretaria Estadual de Saúde. O hospital itajaiense informou que instalará ainda nesta semana 10 novos leitos de UTI, que já contam com os equipamentos necessários para funcionamento. Além disso, a instituição se comprometeu em levantar todos os aparelhos que faltam para ativar outros 10 leitos nos próximos dias. Com isso, serão 50 leitos de UTI exclusivos para pacientes em tratamento da COVID-19, atingindo a capacidade máxima do prédio atual.

“Seguiremos cobrando do Governo do Estado que acelere as obras do Complexo Madre Tereza para a instalação de, no mínimo, mais 40 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria. A estruturação hospitalar é importante para o enfrentamento da COVID-19, porém a comunidade precisa fazer sua parte e seguir as medidas de prevenção”, comenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Já no Hospital Ruth Cardoso, no Centro de Acolhimento e Tratamento do Novo Coronavírus, serão instalados mais seis leitos de UTI com equipamentos entregues pelo Estado e doados pelos demais municípios da Amfri, conforme necessidade. Outra solicitação ao Governo do Estado foi a urgente preparação de aparelhos e a devida habilitação de 30 leitos de enfermaria de retaguarda no Hospital Cirúrgico Camboriú, em Camboriú, e outros 20 no Hospital Nossa Senhora de Penha, em Penha.

“Com esses encaminhamentos damos mais um passo importante na estruturação hospitalar de Itajaí e região para o enfrentamento do atual estágio da Covid-19, com o compromisso de salvar vidas”, ressalta o prefeito Volnei.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *