Itajaí

Semasa participará do Programa Acertar do Ministério do Desenvolvimento Regional

O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – é uma das cinco prestadoras de serviço de Santa Catarina convidadas pela ARESC – Agência de Regulação dos Serviços Públicos – para participar do Programa Acertar.

O objetivo do programa é fomentar a aplicação de uma metodologia para melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil e é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Conforme o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, todos os dados organizados pela autarquia e que são enviados ao SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, implementado em 1995, serão auditados, o que dará ainda mais transparência e confiabilidade aos números. “Com dados mais precisos e atestados por um programa desenvolvido nacionalmente, será ainda mais viável a obtenção de recursos financeiros para obras e ações planejadas pelo Semasa”, observa. Além da autarquia de Itajaí, foram convidadas a Emasa, de Balneário Camboriú; Conasa (Água de Itapema), Águas de Bombinhas e Águas de Camboriú.

A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt, explica que foram escolhidas as concessionárias que possuem processos de auditoria interna e, consequentemente, maior maturidade regulatória e estruturação de dados. “Iremos ganhar experiência com a assistência técnica do MDR para posteriormente aplicar a metodologia Acertar nos demais prestadoras de serviço que não foram contemplados”, acrescenta a gerente.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *