Camboriú

Fucam realiza primeira audiência de conciliação por videoconferência no Estado

Audiência 100% virtual ouviu até testemunhas e foi realizada nesta quarta-feira, dia 24.

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), realizou nesta quarta-feira, dia 24, uma audiência de conciliação por vídeoconferência, por conta da pandemia de Coronavírus. Foi uma audiência de conciliação, com oitiva de testemunhas, ou seja, testemunhas foram ouvidas num processo de fiscalização ambiental. Em consulta ao órgão estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), e demais órgãos municipais não se tem conhecimento de outra Fundação de Meio Ambiente do estado que já tenha realizado este procedimento de forma virtual.

O objetivo da audiência é chegar a um acordo junto com o autuado, fornecendo às partes um momento apropriado para tentar solucionar a demanda, e a lei irá também permitir alguns descontos dependendo de cada caso, podendo variar de 30, 40 e 60% de desconto na multa. De acordo com o diretor de fiscalização da Fucam essa audiência foi de conciliação e também de instrução, para ouvir as testemunhas que o autuado arrolou dentro do processo administrativo.

De acordo com a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, a audiência teve intenção de chegar a um acordo conciliativo entre as partes, “O nosso objetivo não é punir, queremos buscar uma alternativa para de fato resolver estes problemas ambientais relacionados à fiscalização, obtendo uma conciliação entre o infrator e a Fundação. Sobretudo, temos o objetivo de garantir que o meio ambiente seja preservado”, comenta.

Share:

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários estarão marcados com *