Cirurgia Inédita: Hospital Cirúrgico de Camboriú realiza cirurgia geral pediátrica inédita no município

Cirurgia Inédita: Hospital Cirúrgico de Camboriú realiza cirurgia geral pediátrica inédita no município

Nesta sexta-feira, 21, o Hospital Cirúrgico de Camboriú (HCC) realizou a primeira cirurgia geral pediátrica no município. Um menino de oito anos, passou por um procedimento de postectomia e uma menina de cinco anos, operou uma hérnia umbilical.
“Estes procedimentos selam o início do retorno das cirurgias no município, por isso, é uma satisfação termos esse tipo de cirurgia inédita na nossa Camboriú. Isso  mostra que nosso empenho e dedicação para qualificarmos, dia a dia, a saúde do município está trazendo bons resultados e a população tem um serviço de qualidade e não precisa se deslocar para outro município”, avalia o prefeito Elcio Rogério Kuhnen ao frisar que nem todas as especialidades cirúrgicas foram retomadas ainda, após a pandemia.


A secretária de Saúde, Elisama de Freitas, comenta que a procura por cirurgias pediátricas no município aumentou nos últimos anos. “Todos os cuidados necessários em segurança em saúde foram tomados para evitar a disseminação da Covid-19. A cirurgia pediátrica difere de uma cirurgia realizada em adultos, pois as crianças têm suas particularidades e a recuperação é eficiente, enquanto a técnica cirúrgica é muito mais delicada. Por isso, é com muita alegria que, gradualmente, estamos retomando os procedimentos cirúrgicos no município. A intenção é que a ação ocorra a cada 15 dias e dessa forma podemos dar nova dinâmica na programação de quem aguarda na fila de espera”, explica.
Toda demanda para esta especialidade era atendida no Hospital Infantil do Pequeno Anjo, em Itajaí, sendo o hospital referência para toda região da Amfri.
Agora além de postectomia e operações de hérnias, o HCC também passa a ofertar biópsias de pele, orquidopexia e hidrocele, sendo procedimentos mais comuns que fazem parte da demanda.
De acordo com Dona Marilene Donson, mãe de um dos pacientes, ela estava esperando há algum tempo essa operação e se diz tranquila em relação ao procedimento. “É muito bom saber que meu filho está sendo operado em nosso município. Estou muito contente”.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )