Mulher na POLÍTICA: Para a deputada Paulinha, a mulher tem que assumir o seu papel de protagonista na vida pública

Mulher na POLÍTICA: Para a deputada Paulinha, a mulher tem que assumir o seu papel de protagonista na vida pública

A mulher tem que assumir, cada vez mais, o seu papel de protagonista na política. Essa poderia ser uma das conclusões do bate-papo sobre a participação política das mulheres, que aconteceu na tarde desta segunda, dia 24, em live no Youtube, das 13h30min às 15h.


Coordenado pela diretora-executiva da Fecam, ex-prefeita de São Cristovão do Sul, Sisi Blind, o debate contou com a participação das deputadas Paulinha e Luciane Carminatti. Ainda participaram as prefeitas de Trombudo Central, Geovana Gessner, de Arabutã, Leane Schmitt e a vereadora de Joaçaba, Disnéia Marco.
A deputada Paulinha contou as dificuldades de quebrar paradigmas, num ambiente prioritariamente masculino, como é o mundo da política.
Contando a sua história, a parlamentar acredita que houve avanços, mas os desafios ainda são imensos.
“ O que me preocupa hoje é o discurso negacionista, onde verdades absolutas se transformam em pautas ideológicas”.


Para ela, defender a luta das mulheres é bandeira universal. “ Não tem viés ideológico quando temos números que demonstram que a violência doméstica mata mais mulheres em nossa sociedade. Homens podem sofrer também violência doméstica, mas em número infinitamente menor do que as mulheres”, disse exemplificando.
Ainda, para ela, o preconceito das mulheres na vida pública já vem dos próprios partidos políticos. Ela confessa que quando colocou seu nome para concorrer a deputada estadual pelo PDT, sentiu que o partido abriu espaço para fazer número na legenda. “ São situações assim que brecam a nossa participação, desestimulam”, afirmou confessando que a mulher na política se entrega, de corpo e alma. “ Se expõem mais, se compromete mais”.
Citou o Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina um avanço importante. “ Foi mais de dez anos de luta até chegarmos a essa conquista”.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )