Operação “A Praça é Nossa”: Secretaria de Segurança de Florianópolis garante a segurança da população em diversos bairros na Capital

Operação “A Praça é Nossa”: Secretaria de Segurança de Florianópolis garante a segurança da população em diversos bairros na Capital

Diariamente, os agentes da Guarda Municipal de Florianópolis que atuam no primeiro de três turnos, já possuem endereço certo para atuarem: as praças da cidade. Por meio de uma ação, a chamada “Operação A Praça é Nossa”, os agentes se posicionam nesses locais para garantir a segurança da população que transita nos entornos e também para promover a manutenção da estrutura física desses espaços públicos.

O patrulhamento nas praças dos bairros vem sendo intensificado no último ano e recebeu este nome de modo a destacar essa ação específica que visa resguardar o bem-estar das pessoas e dos patrimônios públicos em Florianópolis.

Com a criação do programa “Praça Viva” pela Prefeitura de Florianópolis, que revitalizou mais de 140 áreas de lazer e construiu 18 novas, esse tipo de ação se tornou ainda mais importante para garantir a ordem pública nesses locais.

“Trata-se de uma presença constante, em caráter preventivo, para garantir o uso e a preservação adequados das localidades que possuem um movimento mais intenso de pedestres, ciclistas e motoristas nos seus entornos. A inspiração para essa iniciativa veio do modelo de ‘janelas quebradas’ coibindo as pequenas infrações e incivilidades que levam aos problemas maiores e mais graves”, explica o Secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes.

A Guarda Municipal de Florianópolis completou recentemente, 17 anos de criação e vem buscando atuar cada vez mais, de forma mais próxima da população e integrada com as demais forças de segurança do Estado. A corporação conta ainda com equipes na Ronda Ostensiva do Município de Florianópolis (ROMU) e com o Núcleo de Operações com Cães (NOC), que fazem parte da estrutura da GMF.

Juntos, os 182 agentes integrados ao efetivo, são responsáveis pela realização da Blitz da Lei Seca, e do Sossego; Operações A Praça é Nossa e Fio Desencapado, além do Projeto Guardião. A GMF também participa diariamente da força-tarefa multisetorial que fiscaliza o cumprimento das medidas de controle da pandemia na Capital.

Qualquer situação de atentado à segurança da população ou necessidade de suporte em ocorrências de trânsito podem ser comunicadas, ou denunciadas pelo número 153 da GMF ou pelo 190 da PM.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )