“Sinais Fora do Tempo”: O legado da arqueóloga Marija Gimbutas na Mostra de Filmes Mulher Madura

“Sinais Fora do Tempo”: O legado da arqueóloga Marija Gimbutas na Mostra de Filmes Mulher Madura

A vida de Gimbutas desdobra muitas questões. Contemporânea do século XX, ela enfrentou um sistema de crenças e valores da modernidade por colocar luz na existência de sociedades ginecêntricas que atuavam na solidariedade e coletividade.

Marija escavou camadas de terra e descobriu literalmente outras trajetórias históricas, não encontradas facilmente em livros. A Grande Deusa, símbolo de fé de uma sociedade sensivelmente conectada à Terra, à natureza, ao labor, afetada pela espiritualidade na política de um jeito totalmente diferente do que vigora hoje. Ela nos mostra, sobretudo, a importância de resgatarmos e retratarmos os capítulos ancestrais de outrora.

“Após traduzir o documentário, me dei conta da dimensão e compreensão do conhecimento tecido por Marija. Questionei também o porquê deste trabalho não ter modificado os modos nos quais seguimos narrando a trajetória civilizatória até o momento. Guerra atrás de guerra, destruição, desmatamento. Seu legado é uma fresta que nos  traz uma nova e potente narrativa”, diz Adriana Mira-Cunhã, uma das curadoras da Mostra.

O filme ainda revela o quanto as experiências de infância, as imagens captadas na memória, os mitos carregados como herança, os cantos atravessaram o trabalho da arqueóloga por anos. Ela foi a visionária que enxergava além, enxergava coisas que ninguém mais conseguia ver. Há décadas interpretava o mundo relacionando suas áreas de conhecimento – arqueologia, mitologia, linguística e cultura popular – o que chamamos recentemente de transdisciplinaridade. Marija sedimentou o pensamento de outras autoras que povoam nossos estudos.

Por seu incontestável legado, disponibilizamos o documentário que inaugurou a Mostra de Filmes Mulher Madura, promovido pelo @cimmsocial a partir desta sexta-feira (11), às 20h, no YouTube – link na bio.

Aproveite e inscreva-se em nosso canal e ative o sininho para receber as notificações de conteúdo.

Bem-vindas, bem-vindes e bem-vindos!

https://youtu.be/5BD3J6ehN5o

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )