Obra de Limpeza: Começa instalação de galerias celulares em uma das pontes do Rio das Ostras

Obra de Limpeza: Começa instalação de galerias celulares em uma das pontes do Rio das Ostras

A obra de limpeza, readequação da calha e dragagem do Rio das Ostras avança na execução de suas frentes de trabalho e nesta semana, iniciou a instalação das galerias celulares na ponte da Rua Adaci Santos Gomes, próximo à Rua Donaciano Santos, na Barra.

Essa etapa da obra consiste na demolição da atual ponte e execução de galerias celulares em substituição à ponte existente, com objetivo de aumentar a capacidade de vazão da água do rio no local, e assim, evitar os alagamentos que ocorriam quando chovia muito. Durante a execução nesse trecho, a via está interditada com a proibição da passagem de veículos e pedestres. O local está sinalizado com tapumes e placas para orientar os motoristas e evitar acidentes. A previsão de conclusão dessa etapa é até o dia 30 de junho.

Outras frentes de trabalho também estão em andamento, entre os 07 trechos da obra, que compreendem um total de 2.820,00 metros. No trecho 04 ((próx. Rua Hermógenes de Assis Feijó) ocorre a colocação de calçada; trecho 03 (próx. BR 101 e Rua Hermógenes Assis Feijó) regularização de talude, instalação de gabião – estrutura de contenção feita na margem e fundo do rio e replantio de grama; trecho 06 (Rua Maria Mansoto/ Adaci Santos Gomes), regularização de talude e limpeza; e no trecho 02 (Rua Paulo Cunha/ Rua José Alves Cabral), iniciaram a topografia.

Sobre a obra

A obra contratada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) é uma reivindicação antiga da comunidade que pretende resolver os alagamentos decorrentes das chuvas nos bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança. Além da limpeza das margens, contempla dragagem e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica e ainda, muretas de contenções em alguns trechos. A contratação foi por meio de licitação na modalidade Concorrência por menor preço global. A vencedora foi a empresa Penascal Engenharia e Construção Eireli, no valor de R$ 4.212.360,84. O prazo de execução previsto são três meses, podendo ser prorrogado devido os contratempos da obra.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )