“Casa Petro Alambique”: 1ª Noite de Degustação e Análise Sensorial de cachaças

A Casa Petro Alambique, de Balneário Piçarras, realiza no próximo dia 3 de julho, às 20h, sua 1ª Noite de Degustação e Análise Sensorial das 10 cachaças que produz em sua moderna destilaria. Com vagas limitadas em respeito às normas sanitárias restritivas, elas podem ser garantidas pelo telefone e WhatsApp (47) 9 991-6956, ou ainda, para formação de um cadastro reserva para as próximas edições do evento – que será realizado mensalmente.

“Vamos explicar sobre os aromas, a parte do preparo da cachaça, as características de cada tipo, como harmonizar a bebida com alimentos e, principalmente, como identificar uma boa cachaça”, explica o mestre alambiqueiro e sócio proprietário da Casa Petro, David Romani. Além da prova das bebidas, os participantes irão degustar de queijos, antepastos, rica charcutaria e pães artesanais, numa parceria direta com O Armazém do Queijo e Pane Di Itri.

Cleverson Petters, sócio proprietário do alambique, frisa que os participantes irão degustar e ter o conhecimento aprimorado das aguardentes prata e ouro, das cachaças prata, ouro e premium, do blend de carvalhos e das cachaças de umburana, balsamo, cabreúva e de jequitibá. “Nossa intenção é retirar a estigma de que a cachaça é uma bebida barata, sem conteúdo. Muito pelo contrário, ela possui notas e precisa ser saboreada”, define.

A linha de produção da Casa Petro Alambique também será revelada aos participantes – ciclo este que ainda atua na produção de finos licores (morango, chocolate, maracujá, marula, coco, café, gengibre, abacaxi, canela e banana). “Ao final do evento presentearemos os participantes com uma garrafa de cachaça, de uma boa cachaça. Essa é a nossa essência, produzir um líquido de excelência”, reforça David. O custo de participação será informado no momento do contato.

A CASA PETRO ALAMBIQUE

Localizada no bairro Morretes, em direção à zona rural de Balneário Piçarras, a Casa Petro Alambique foi fundada em 21 de novembro de 2020 – dentro de um projeto que começou a ser lapidado entre os amigos e sócios em 2018. “Nós escolhemos Balneário Piçarras porque somos daqui, temos nossa história de criação formada nesta cidade. Observamos seu alto potencial de crescimento e resolvemos investir”, recorda Cleverson.

Ao todo, são 750 metros quadrados construídos, que aportam um dos mais modernos alambiques do Brasil. Ele foi encomendado junto à Alambiques Santa Efigênia, de Minas Gerais, e tem capacidade de produção de 600 litros diários. Desde que as caldeiras começaram a esquentar o mosto criado pelos empreendedores, já são mais de 60 mil litros de cachaça produzidos.

“Deste total, 35 mil litros estão estocados em nossa adega climatizada, dentro de barris de carvalho europeu. Estão ganhando sabor, cor e certamente se tornarão produtos de sabor único no Brasil”, prevê David, que traz na história familiar a veia da produção de destilados, tecnicamente aperfeiçoados após a formação de mestre alambiqueiro pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), de Piracicaba (SP).

O espaço também comporta eventos privados e futuramente abrirá suas portas ao público, em viés gastronômico. “Nossa intenção é ampliar nossa atuação, criando um cardápio estratégico e de harmonização plena com o produto que estamos criando. Sabemos da potencialidade do Turismo Rural piçarrense e estamos criando um conceito para ser uma referência dentro deste roteiro”, adianta Cleverson.

A Casa Petro Alambique abre diariamente das 8h30 às 18h, para venda direta de seus destilados. Pelo (47) 9 991-6956 também é possível agendar visitas orientadas, sendo realizadas de forma gratuita. Nas redes sociais, o empreendimento mantém perfis no Facebook (casapetroalambique) e Instagram (@casapetroalambique).

Sair da versão mobile