Alesc promove seminário sobre ciência nas escolas com participação do MEC
Deputada Luciane Carminatti articula evento que reunirá 14 entidades para debater educação científica e democrática em Santa Catarina

A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputada Luciane Carminatti (PT), coordena a realização do 3º Seminário Escola é Lugar de Ciência, que será realizado nos dias 10 e 11 de novembro. O evento reúne 14 entidades ligadas à educação no estado para debater os caminhos de uma educação democrática e o papel da ciência nas escolas.
A articulação da deputada viabilizou a participação de representantes do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que farão conferências durante o seminário. Carminatti também será mediadora da mesa redonda “Educação pela ciência e políticas públicas”, ao lado de Francilene Garcia (SBPC), Luciane Ceretta (Secretaria de Estado de Educação) e Geovana Lunardi (Udesc).
“Essa é uma oportunidade de discutir os caminhos para levar a produção científica realizada por nossas universidades e institutos para as salas de aula. Começamos esse debate há anos, mas que se tornou ainda mais urgente após a pandemia. Precisamos fomentar uma educação mais próxima e articulada com os conceitos científicos”, destaca Carminatti.
O primeiro dia de atividades será realizado no Auditório Antonieta de Barros, na Alesc, das 8h às 20h, com três mesas redondas. A programação inicia com apresentação cultural às 9h, seguida de abertura oficial e conferência da vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, sobre “Educação e direitos humanos: por uma agenda político-pedagógica interseccional”. Passos também é diretora-geral da Cátedra Antonieta de Barros.
Ao longo do dia, as discussões abordarão os desafios e perspectivas para uma educação sociocientificamente referenciada, a escola como espaço de integração entre saberes e conhecimentos, e a emergência climática e justiça ambiental no contexto escolar.
No dia 11, a programação se transfere para o Auditório Tito Sena, na Faed/Udesc, das 8h às 17h. Serão realizadas duas mesas redondas, sendo uma sobre a ciência na educação em tempo integral e outra sobre políticas públicas, mediada pela deputada Carminatti. O encerramento incluirá a elaboração coletiva de um documento síntese com os encaminhamentos do evento.
O seminário é uma realização conjunta da Alesc, SBPC/SC, Secretaria Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação de Consórcios e Associações de Municípios (Fecam), Udesc, UFSC, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), Fórum Estadual de Educação (FEE/SC) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Escola do Legislativo da Alesc, que também emitirá os certificados de participação. Podem participar profissionais da educação das redes estadual, municipais e privadas, estudantes, pesquisadores e professores de instituições de ensino técnico e superior, gestores, coordenadores pedagógicos, membros de equipes técnicas que atuam nas escolas e público em geral interessado no tema.
Inscreva-se aqui: eventos-escola.alesc.sc.gov.br
Programação completa
Dia 10 de novembro – Auditório Antonieta de Barros (Alesc)
- 8h às 9h – Recepção, acolhimento e credenciamento
- 9h às 9h30 – Apresentação cultural
- 9h30 às 10h30 – Abertura oficial
- 10h30 às 12h – Conferência de abertura: “Educação e direitos humanos: por uma agenda político-pedagógica interseccional”, com a prof. drª Joana Célia dos Passos (UFSC)
- 12h às 13h30 – Almoço
- 13h30 às 15h – Mesa redonda 1: “Desafios e perspectivas para uma educação democrática e sociocientificamente referenciada”
- 15h às 15h30 – Intervalo com café
- 15h30 às 17h30 – Mesa redonda 2: “Ciência no plural. A escola como espaço de cruzamento e integração entre saberes e conhecimentos”
- 17h30 às 18h – Intervalo com café
- 18h às 20h – Mesa redonda 3: “Emergência climática, justiça ambiental e o papel da escola na construção de um futuro viável para o planeta”
Dia 11 de novembro – Auditório Tito Sena (Faed/Udesc)
- 8h às 8h30 – Apresentação cultural
- 8h30 às 10h – Mesa redonda 4: “A Ciência na ‘Educação integral em Tempo Integral'”
- 10h às 12h – Mesa redonda 5: “Educação pela ciência e políticas públicas” (mediação: dep. Luciane Carminatti; palestrantes: Francilene Garcia/SBPC, Luciane Ceretta/SED e Geovana Lunardi/Udesc)
- 12h às 14h – Almoço
- 14h às 15h30 – Encaminhamento para elaboração coletiva do documento síntese, chamada para plenária final e encerramento.