Alta turbidez no Itajaí-mirim prejudica abastecimento de água

O sistema de tratamento de água responsável por abastecer os municípios de Itajaí e Navegantes enfrenta dificuldades desde a noite de sexta-feira (14). O principal desafio é a turbidez da água bruta captada no canal retificado do rio Itajaí-mirim, que registrou 1.400 NTU (unidades de turbidez), cerca de 14 vezes o limite de eficiência.

Em paralelo, uma manutenção emergencial em adutora na rua Joca Brandão acontece desde as 10h30 da manhã e faz com que todos os registros de abastecimento de água potável dos bairros Centro, Fazenda, Fazendinha, Cabeçudas e Praia Brava precisem permanecer fechados até a conclusão dos trabalhos, prevista para as 22h.

Sobretudo, com a redução da capacidade de produção de água devido à turbidez, somada ao esvaziamento dos principais reservatórios de Itajaí, poderá ocorrer baixa pressão ou falta d’água em toda a área urbana do município, assim como a vizinha Navegantes. A estimativa é de que a situação se regularize ao longo da manhã de sábado (15).

Bem como, os imóveis imediatamente afetados serão os que não possuem caixa d’água, por isso a autarquia reforça o pedido de instalação em todas as edificações que ainda não possuem, para minimizar o impacto em situações emergenciais. A economia por parte de todos consumidores agiliza o restabelecimento e minimiza os inconvenientes. Contamos com sua colaboração.

O Semasa está à disposição dos consumidores 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344-9000 (fixo e WhatsApp), ou ainda no Telegram pelo (47) 99261-3492.

Exit mobile version