“Andrés Centroni”: ‘Mãe e Profissional’ como ter sucesso na carreira e na vida pessoal

Há algumas décadas, abandonar a carreira – ou nem mesmo iniciá-la – para dedicar-se à maternidade era muito comum. Hoje ocorre o oposto, muitas mulheres optam por não ter filhos para investir na vida profissional.

É sempre importante lembrar que cada mulher vivência a maternidade à sua maneira. Por isso, dicas, rotinas e organizações que funcionam para uma, podem não dar tão certo para a outra. É fundamental aplicar e testar os métodos que melhor se encaixam no seu dia a dia.

Não existe certo ou errado na hora de conciliar trabalho e maternidade. O que importa é se funciona bem para você e para a sua família.

Parapsicólogo Andrés Centroni.

1. Respeite o seu tempo

Você sempre estará sujeita a ouvir comentários do tipo “Nossa, mas fulana ficou só 3 meses de licença maternidade e já voltou a trabalhar”, “Ah, porque conheço ciclana que, mesmo amamentando em casa, deu um jeito de não abandonar o trabalho” ou então “Você não deveria voltar a trabalhar, precisa cuidar do seu filho”.

Cada mulher tem o seu tempo e é sempre importante lembrar que o período de 4 a 6 meses de licença maternidade é um direito seu, que deve ser respeitado para o seu bem estar e o do bebê também. Passado este período, cabe apenas a você e ao seu parceiro decidirem a melhor forma de voltar à rotina de trabalho ou não.

2. Organize a sua rotina

Pode parecer besteira, mas é muito grande a quantidade de mulheres que acham que é possível ter uma rotina e vida equilibradas entre trabalho e maternidade sem organização. O seu tempo agora precisa ser administrado minuciosamente para que você consiga fazer tudo sem dar atenção demais ou de menos a uma das duas coisas.

3. Não tenha medo de pedir ajuda

Cuidar de uma criança, em especial de um recém-nascido, não é nada fácil. Por mais organizada e planejada que seja a rotina de trabalho da sua família. Por isso, é importante que você saiba que não precisa fazer tudo sozinha! Seu parceiro deve sempre participar das tarefas e necessidades do bebê tanto quanto você – especialmente depois que você não estiver mais amamentando.

“Não deixem de lado aquilo que realmente alimenta as suas vidas. Que estejam inteiras nas suas atividades (mãe, executiva, dona de casa…). Acho que o grande ponto é encontrar o equilíbrio em todas as mil funções que exercemos.

4. Pratique o desapego

Além de profissional respeitada, você agora é mãe. Entenda que é muito difícil que a sua rotina volte a ser exatamente como era antes da gravidez e do nascimento do seu filho. Agora você precisa dividir-se entre as prioridades da carreira e da família e escolhas precisarão ser feitas com frequência.

Não seja aquela mãe que está no trabalho, mas liga a cada meia hora para casa ou para a escolinha para saber como está o filho. É difícil separar-se do bebê após o período de licença. Mas você deve mostrar que o trabalho também é importante para você. E a melhor maneira de fazer isso é ser a profissional focada que sempre foi.

“Se você quer manter seu trabalho, vá atrás do seu objetivo. Muitas vezes, com o nascimento dos filhos, a realidade do dia a dia no trabalho torna-se inviável e temos que remanejar nossa carreira. Não se prenda a rótulos, não engesse sua vida profissional. Olhe além e, se for necessário, desvie seu caminho por um tempo até você se sentir segura para retomar de forma plena seu trabalho”.

5. Não se deixe desmotivar!

Ter exemplos de sucesso é sempre importante para que a gente não se deixe levar pelo desânimo.  Mantenha seu trabalho, suas atividades. Nós criamos os filhos para o mundo e eles têm de ser independentes. Além disso, os filhos têm muito orgulho quando suas mães trabalham e são bem resolvidas. Por isso, não fiquem com sentimento de culpa. Ninguém é perfeito e também não devemos ser.”

Precisando estou à disposição!

Andrés Centroni – Diretor do Instituto Ressignicar Consciente

Exit mobile version