Apple perde batalha com Spotify e leva multa de R$ 9,7 bilhões na Europa por ‘abuso de posição dominante’

Empresa americana protestou, sugerindo que decisão foi influenciada pelo fato de a empresa de streaming ser uma companhia europeia

A Comissão Europeia aplicou uma multa de 1,8 bilhões de euros (R$ 9,7 bilhões) à Apple nesta segunda-feira por “abusar da sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicações de streaming de música a usuários de iPhone e iPad por meio da App Store”, em resposta a uma reclamação do Spotify. 

A queixa foi protocolada na Comissão Europeia em 2019 pela empresa sediada na Suécia, questionando as restrições e taxas impostas pela Apple aos desenvolvedores que oferecem seus aplicativos na App Store, que chegam a 30%.

A Comissão concluiu que a Apple aplica restrições aos criadores de aplicativos, impedindo-os de informar usuários do iOS sobre serviços de streaming de música alternativos e mais baratos, “o que é  ilegal segundo as regras antitruste da UE”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente executiva responsável pela política de concorrência da Comissão Europeia. 

Ações da Apple caíram após notícia da multa provocada pela reclamação do Spotifty

Esta é a primeira multa antitruste contra a Apple na União Europeia e uma das maiores aplicadas a uma empresa de tecnologia pela UE. As ações da empresa caíram cerca de 2,5% nas negociações da manhã nos EUA. 

No comunicado anunciando a multa, a Comissão salientou que a Apple é atualmente a única fornecedora de uma loja de aplicativos em que os desenvolvedores podem distribuir seus aplicativos para usuários iOS em todo o Espaço Econômico Europeu (‘EEE’), controlando todos os aspectos da experiência deles e definindo os termos e condições que os desenvolvedores precisam cumprir para estarem presentes na App Store e poderem alcançar usuários iOS na região”.

A investigação da Comissão concluiu que a Apple cometeu a infração ao proibir os desenvolvedores de:

Os desenvolvedores de aplicativos também foram impedidos de entrar em contato com seus próprios usuários recém-conquistados, por exemplo, por e-mail, para informá-los sobre opções alternativas de preços após a criação de uma conta.

Apple multada por ‘condições comerciais injustas’

A Comissão Europeia considerou que as disposições da Apple constituem condições comerciais injustas, em violação do artigo 102.º, alínea a) do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia («TFUE»).

Estas disposições não são necessárias nem proporcionais para a proteção dos interesses comerciais da Apple em relação à App Store nos dispositivos móveis inteligentes da Apple e afetam negativamente os interesses dos utilizadores iOS , que não podem tomar decisões informadas e eficazes sobre onde e como comprar assinaturas de streaming de música para uso em seus dispositivos.

Na decisão, o órgão afirmou que a conduta da Apple, que durou quase dez anos , pode ter levado muitos usuários de iOS a pagar preços significativamente mais altos por assinaturas de streaming de música por causa da alta taxa de comissão imposta pela Apple aos desenvolvedores e repassada aos consumidores na forma de preços de assinatura mais altos para o mesmo serviço na Apple App Store.

“Além disso, as disposições da Apple levaram a danos não monetários sob a forma de uma experiência de utilizador degradada: os utilizadores do iOS ou tiveram de realizar uma pesquisa complicada antes de encontrarem ofertas relevantes fora da aplicação, ou nunca subscreveram qualquer serviço porque não encontraram o caminho certo por conta própria”, diz o texto. 

A resposta dura da Apple 

A Apple foi direta ao associar a multa gigante ao fato de o Spotify ser uma companhia europeia:

“O principal defensor desta decisão – e o maior beneficiário – é o Spotify, uma empresa sediada em Estocolmo, na Suécia. O Spotify tem a maior aplicação de streaming de música do mundo e reuniu-se com a Comissão Europeia mais de 65 vezes durante esta investigação.”

A empresa americana disse que o Spotify tem uma participação de 56% no mercado europeu de streaming de música – mais que o dobro do seu concorrente mais próximo – e “que não reumunera a Apple pelos serviços que ajudaram a torná-los uma das marcas mais reconhecidas do mundo”. 

Segundo a empresa multada, o Spotify não paga nada, pois em vez de vender assinaturas em seu aplicativo para iOS, as vende por meio de seu próprio site, sem comissão para a Apple. 

O Spotify, em comunicado, classificou a decisão da comissão como “um momento importante na luta por uma Internet mais aberta para os consumidores”.

“As regras da Apple impediram o Spotify e outros serviços de streaming de música de compartilhar com nossos usuários diretamente em nosso aplicativo vários benefícios – negando-nos a capacidade de nos comunicarmos com eles sobre como atualizar e o preço de assinaturas, promoções, descontos ou inúmeras outras vantagens”.  

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