Bananas expostas no Piçarraiá serão distribuídas para entidades de Balneário Piçarras

Dez entidades receberão a doação das bananas

Uma das novidades do Piçarraiá 2024 foi a 1ª Exposição dos Bananicultores, que reuniu 46 produtores em uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Piçarras e a Abla- Associação dos Bananicultores de Luiz Alves.

Após o evento, todos os cachos foram despencados e levados para a cidade de Luiz Alves, onde estão passando pelo processo de climatização – amadurecimento mais rápido de bananas. Na próxima segunda-feira, 15, as pencas serão doadas para 10 entidades assistidas pela Secretaria de Assistência Social de Balneário Piçarras.

Foram um total de 60 cachos, sendo 2.348,4 kg de banana da variedade Cavendish e 416,5 kg de banana da variedade prata, com uma média de peso de 52,2 kg para os cachos do grupo Cavendish e 27,8 kg para os cachos do grupo Prata. “Este resultado é fruto do manejo adotado pelos produtores de Balneário Piçarras, com assistência da Abla, garantindo a qualidade característica da banana de Luiz Alves”, destacou Bianca Ramos Schapp, engenheira agrônoma da Abla.

Os cachos foram avaliados por técnicos da Epagri, que definiram os vencedores das duas variedades expostas. Os produtores que receberam as melhores notas, conforme avaliação dos jurados, foram premiados com medalhas e troféus. Além disso, teve prêmio para o cacho mais pesado de cada grupo .

Confira os vencedores da Variedade Cavendish:

1º Marcelo Feltrin
2º Marcos Alexandre Vilvert
3º Jos é Vilvert
4º Eduardo Vilvert
5º Adenilson Antunes Ramos

Cacho mais pesado: Empate 74,10 kg Luiz Carlos Habitzreiter e Valdir Habitzreiter

Confira os vencedores da Variedade Prata:

1º Marcelo Feltrin
2º Américo Kuns
3º Gislene Onofre

Cacho mais pesado: 37,7 kg Marcelo Feltrin

Exit mobile version