Barra Velha inicia projeto piloto “O Mar não está para Plástico”


Cidade terá realização das atividades operacionais da ONG Eco Local Brasil em todas as praias e nas escolas da rede pública.

Barra Velha inicia no próximo mês, o projeto-piloto “O mar não está para plástico”. A iniciativa é Fundação de Turismo (Fumtec), e terá a realização das atividades operacionais da ONG Eco Local Brasil, com atividades de limpeza de praias e a realização das atividades nas escolas. A fase inicial do trabalho terá duração de três meses.


“As atividades serão semanais e realizadas através de um plano de ação técnico realizada pela ONG para podermos obter, já durante o projeto-piloto, excelentes resultados ambientais e sociais”, define o presidente da Fumtec, Pierre Costa”

O projeto contará com uma equipe fixa operacional de dois monitores para realização das atividades, que serão realizadas em todas as praias. “Estas ações, são operações de combate ao lixo marinho que acontecerão por mutirões ambientais contínuos e vão envolver as escolas municipais com atividades de educação ambiental, na prática”, comenta Pierre.

O principal objetivo é demonstrar a real preocupação relacionada ao lixo marinho.


“Hoje é um problema em todos os municípios com praia do Brasil e precisamos agir pela causa”, analisa o presidente da Fumtec.

No final de 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou que de 2021 a 2030 seria realizada a ‘Década da Ciência Oceânica’, para desenvolvimento sustentável.


“Iniciar estas atividades aqui, torna este projeto um manifesto prático em prol da Década dos Oceanos, colocando Barra Velha no circuito dos municípios do litoral Norte Catarinense; que já realizam ações neste sentido”, encerra Pierre.

A ONG Eco Local Brasil atua há 20 anos com ações neste formato e hoje leva o nome de Barra Velha, cidade onde escolheu instalar seu escritório matriz, para todo o Brasil por ser uma referência no Combate ao Lixo Marinho e por realizar grandes projetos nacionais com marcas e influenciadores da causa.

Exit mobile version