Beto Cunha mantém, desde 2017, posição contrária à operação de carga a granel no “Complexo Portuário de Itajaí”
Vereador defende que a cidade não receba operações graneleiras, incluindo fertilizantes, que são materiais altamente tóxicos e nocivos à saúde humana

O vereador Beto Cunha (Republicanos) voltou a se manifestar, nesta segunda-feira (28/04) contra a possibilidade de o Complexo Portuário de Itajaí receber operações de carga a granel, especialmente fertilizantes. Presidente da Comissão do Complexo Portuário da Câmara de Itajaí, Beto Cunha recebeu a confirmação de que o assunto voltou a ser discutido nos bastidores dos setores de logística, transporte e administração de empreendimentos privados. A informação acendeu um sinal de alerta para o parlamentar.
Beto Cunha alertou que, se autorizadas, as operações de carga e descarga desse tipo de mercadoria causarão impactos diretos e negativos na infraestrutura urbana de Itajaí. Segundo ele, além de apresentar baixo valor agregado, as cargas a granel geram sujeira, ampliam o trânsito de caminhões graneleiros e aumentam os riscos de acidentes nas ruas e avenidas próximas ao porto.
“Cidades que operam com esse tipo de carga possuem características logísticas e urbanas totalmente diferentes de Itajaí. Aqui, o complexo portuário está no centro da cidade e sofrerá impacto direto. Defendo há anos que o porto mantenha as operações conteinerizadas, que têm maior valor agregado e não prejudicam o entorno com sujeira e acidentes”, reforçou o vereador.
Somente em 2024, Beto Cunha já fez dois pronunciamentos na Tribuna da Câmara para alertar sobre os riscos dessa operação, entre eles nos dias 25 e 27 de março. Ele destacou, principalmente, o perigo representado pelo manuseio de fertilizantes, considerados materiais altamente poluentes e nocivos à saúde humana.
Audiência Pública em 2017 e Plano Mestre
O vereador lembrou ainda que, em 27 de março de 2017, uma Audiência Pública na Câmara de Itajaí reuniu trabalhadores portuários, operadores, dirigentes e representantes do setor portuário, quando se decidiu que o Complexo Portuário de Itajaí deveria manter suas operações conteinerizadas, preservando a vocação histórica da cidade.
Além disso, o Plano Mestre do Porto de Itajaí, elaborado pelo Ministério dos Portos em 2015, reforçou essa diretriz ao recomendar a manutenção do modelo conteinerizado e se posicionar contra a movimentação de carga a granel no complexo.
Beto Cunha reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses da cidade e garantiu que continuará atuando para impedir a instalação desse tipo de operação em Itajaí. “Vou seguir vigilante e atuante para proteger Itajaí dos prejuízos que esse modelo de operação pode trazer”, concluiu.