Câncer de Mama: A importância do profissional de enfermagem no tratamento da doença

Professora da UniSul explica a importância do enfermeiro na assistência ao paciente

O outubro rosa é conhecido mundialmente por ser o mês de combate e prevenção ao câncer de mama. A campanha busca alertar a sociedade sobre a importância em realizar exames preventivos que visam o diagnóstico precoce da enfermidade. Entre os inúmeros profissionais da saúde que atuam no combate à doença está o enfermeiro, responsável por acompanhar o paciente durante todas as fases do tratamento. Chaiana Marcon, professora do curso de Enfermagem da UniSul, integrante do ecossistema Ânima, explica a importância desse profissional no cuidado do paciente com câncer de mama.

Segundo Chaiana, o enfermeiro é peça-chave na reabilitação de quem trata a doença. “O profissional de enfermagem tem a função de auxiliar no exame clínico que detecta o câncer. Logo, desde os primeiros exames, o primeiro contato do paciente é com o enfermeiro, exigindo por parte dos enfermeiros o cuidado emocional”, esclarece a professora da UniSul.

Nos casos em que a doença é diagnosticada, o vínculo entre profissional e paciente tende a tornar-se maior, visto que o enfermeiro estará responsável pela transição do paciente para a oncologia, área responsável pelo tratamento da doença, que exige um acompanhamento constante. “A partir do momento em que a paciente inicia o tratamento sua rotina muda completamente. São necessárias idas e vindas a hospitais ou UBSs para realização de exames como quimioterapia, radioterapia, cirurgias e, até mesmo, cuidados paliativos, todos esses acompanhados de um profissional de enfermagem”, relata a enfermeira Chaiana Marcon.

Além de ser uma das principais fontes sobre cuidados e orientações antes dos exames, o enfermeiro procura estar atento a possíveis complicações do paciente. “É dever do profissional detectar efeitos colaterais ou complicações do paciente, atuando no controle dos sintomas da doença. Esse olhar cuidadoso vai além do cuidado físico, ele é psicossocial. O profissional de enfermagem fornece apoio psicológico para o paciente e sua família”, afirma Chaiana.

A professora explica que, junto à uma equipe multiprofissional, os enfermeiros estão encarregados de proporcionar o melhor cuidado para um momento tão delicado dos pacientes e familiares. “Para os futuros enfermeiros deixo a mensagem de que sejam profissionais humanizados, atenciosos e cuidadosos. O enfermeiro é a pessoa dentro do ambiente hospitalar que o paciente terá mais contato durante seu tratamento. A forma como esse profissional auxilia as pessoas é o fator mais valioso que podem carregar”, pontua a professora Chaiana Marcon. 

Sobre a UniSul

Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis – Centro, Florianópolis – Continente, Florianópolis – Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina — foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

Exit mobile version