Capacitação em Itajaí aborda atendimento “Odontológico ao Autista”
Evento reuniu cerca de 100 participantes para debater a odontologia inclusiva

A Secretaria de Saúde de Itajaí realizou nesta quinta-feira (10) a capacitação “Os Desafios na Atenção Odontológica do Paciente Autista: na busca de uma Odontologia Mais Inclusiva”, no Auditório da Secretaria de Educação. A iniciativa foi promovida pela Gerência de Odontologia e integra as ações do Abril Azul, campanha nacional de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento gratuito contou com a participação de aproximadamente 100 profissionais da área de odontologia do município, além de estudantes universitários e dentistas de outras cidades. O objetivo da capacitação foi sensibilizar e qualificar os profissionais para um atendimento mais acolhedor, humanizado e inclusivo às pessoas com autismo.
“Promover essa capacitação no Abril Azul é uma forma de preparar nossos profissionais para um atendimento mais inclusivo e qualificado aos pacientes autistas”, destacou Ilse Maria Gondim Bork, Gerente de Assistência Odontológica da Secretaria de Saúde do Município de Itajaí.
O debate abordou as dificuldades enfrentadas por pacientes autistas no atendimento odontológico e destacou estratégias para promover acessibilidade, escuta ativa e respeito às especificidades desse público.
“Capacitar os dentistas para o acolhimento do paciente autista é essencial para garantir inclusão na assistência odontológica de qualidade”, afirmou a palestrante do evento, dra. Gláucia Crispim.
A ação é apoiada pelo Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) e reforça o compromisso da rede pública de saúde com a promoção de uma odontologia mais inclusiva e atenta às diversidades.