CAPSI tem novo endereço a partir desta quarta-feira

Mudança visa melhorar atendimento a jovens e crianças da região

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) informa que, a partir desta quarta-feira (09), passará a funcionar em novo endereço na rua Umbelino Damásio de Brito, nº 192, no bairro Centro. A mudança tem como objetivo aprimorar a acolhida e atendimento prestado às crianças, adolescentes e suas famílias. Em razão da mudança, os atendimentos no CAPSi estarão suspensos nesta segunda (07) e terça-feira (08), sendo retomados normalmente na quarta-feira (09), a partir das 8h30.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com atendimento em regime de porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento prévio para acolhimento.

O CAPSi é um serviço especializado da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), voltado para o atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes, bem como situações de sofrimento psíquico grave, incluindo casos relacionados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas.

As ações realizadas no CAPSi são organizadas por uma equipe multiprofissional comprometida com o cuidado integral à saúde mental de crianças e adolescentes.Dentre as principais atividades desenvolvidas no serviço, destaca-se o acolhimento com escuta qualificada tanto dos usuários quanto de suas famílias, com a construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), que orienta todo o processo de cuidado de forma individualizada.

Os atendimentos ocorrem de forma individual e em grupo, com foco em psicoterapia, no desenvolvimento de habilidades sociais, regulação emocional e na realização de atividades lúdicas e educativas. O CAPS I também oferece atendimento psiquiátrico e acompanhamento medicamentoso, sempre que necessário. 

Outra ação importante são as visitas domiciliares e a articulação com a rede de atenção básica, serviços de assistência social, escolas e o Conselho Tutelar, fortalecendo os vínculos intersetoriais.

O trabalho intersetorial é uma marca do serviço, que promove ações de saúde mental em conjunto com a rede de educação, assistência social e o judiciário.

Também são ofertadas atividades terapêuticas e oficinas de arte, música, culinária, contação de histórias e jogos, com o objetivo de promover a reinserção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A participação da família é essencial e incentivada por meio de grupos de orientação, atendimentos familiares e suporte psicossocial. Além disso, o CAPS I atua na construção de estratégias de prevenção e intervenção em situações de crise, oferecendo suporte à rede para o manejo de casos complexos, como autolesão, ideação suicida, violência e negligência.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato pelos telefones (47) 3508-1005 ou (47) 8813-1746, ou ainda pelo e-mail capsi@itajai.sc.gov.br.

Exit mobile version