Cinema ao Ar Livre: Projeto percorrer Santa Catarina

O sol será o combustível para garantir a realização de um projeto que transforma ambientes abertos e espaços públicos em verdadeiras salas de cinema. Abastecida com energia fotovoltaica, a grande tela do CineMóvel Solar vai percorrer 14 cidades de Santa Catarina a partir da quinta-feira (2 de setembro). A primeira parada será em São Francisco do Sul, no litoral norte. Ao todo serão 28 sessões de cinema, duas em cada cidade, com expectativa de atingir um público de duas mil pessoas até o encerramento da temporada, na cidade de Bocaina do Sul, região da Serra catarinense.

Todas as sessões serão realizadas ao ar livre e vão seguir protocolos rígidos de segurança, com distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, aferição da temperatura e dispensers de álcool gel para os participantes. 

A programação, com filmes selecionados especialmente para divertir o público – independente da faixa etária – inclui o vencedor do Oscar de melhor animação Wall-E, a live action do Rei Leão, a versão modernizada do clássico Tom & Jerry, entre outros. “Vamos levar entretenimento com segurança para as pessoas. Permitir que elas se divirtam ao ar livre e aproveitem a oportunidade para desfrutar algumas horas de lazer e descontração”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. Ele destaca ainda o caráter educativo do projeto. “A estrutura do Cinemóvel Solar, com o aproveitamento da energia fotovoltaica, reforça a mensagem de que os recursos naturais são cada vez mais escassos e precisam ser protegidos. Nosso projeto atende a nove dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU”.

O sistema de projeção usado no CineMóvel é abastecido por placas fotovoltaicas. A energia captada passa por um conversor e é armazenada em baterias, com autonomia de três dias. Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Cinemóvel Solar integra o Cine Gira Brasil, uma realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e da Magma Cultura, com apoio das secretarias de educação e cultura dos municípios que receberão o projeto. 

ROTEIRO

Horário: 20h

São Francisco do Sul – 02 e 03 de setembro

Campo Alegre – 04 e 05 de setembro

Itajaí – 07 e 08 de setembro

Itapema – 09 e 10 de setembro

Bombinhas – 11 e 12 de setembro

Biguaçu – 14 e 15 de setembro

Palhoça – 16 e 17 de setembro

Rancho Queimado – 18 e 19 de setembro

Bom Retiro – 21 e 22 de setembro

Urubici– 23 e 24 de setembro

São Joaquim – 25 e 26 de setembro

Urupema – 28 e 29 de setembro

Lages – 30 de setembro e 01 de outubro

Bocaina do Sul – 02 e 03 de outubro

Exit mobile version