Complexo Portuário de Itajaí registra 34% de aumento na movimentação de cargas em toneladas

O Complexo Portuário de Itajaí registrou um crescimento de 34% na movimentação de cargas em toneladas durante o mês de julho em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram movimentados 143.750 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e alcançados 1.642.844 toneladas.

As importações destacaram-se com um crescimento mais substancial com um crescimento de 61%. A movimentação de contêineres cheios, por exemplo, somou 347.845 TEU’s movimentados em julho contra 216.305 TEU’s no mesmo período de 2020. Já a exportação de contêineres cheios, os números correspondem a 391.468 TEU’s contra 323.442 TEU’s no ano passado, ou seja, um crescimento de 21%. De janeiro a julho deste ano, as exportações representaram 53% dos contêineres cheios e as importações 47%.

“A movimentação de julho no complexo portuário se manteve dentro do padrão que verificamos durante o primeiro semestre de 2021. E, agora, iniciamos o segundo semestre com uma movimentação expressiva novamente, principalmente no segmento de cargas de contêineres”, afirma o diretor de operações logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz.

A movimentação registrada no Porto de Itajaí (cais público e área arrendada pela APM Terminals), durante o mês de julho, corresponde a 509.342 toneladas com 36 atracações de navios. O número elevou a movimentação anual para 3.651.307 toneladas, o que representa um acréscimo de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No segmento de cargas contêinerizadas, o comparativo anual na margem direita do rio aponta um crescimento de 6% em relação à quantidade de TEU’s.

“Esse crescimento do Porto de Itajaí demonstra que a operação da movimentação de cargas vem sendo, mês após mês, aprimorada e agilizada, o que tem permitido, mesmo com a falta de espaço, um aumento significativo”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.
 

Exit mobile version