Conheça moedas com câmbio acima do dólar

Variações consideram aspectos como balança comercial, liquidez, preço das commodities e economia.

Foto: alexgrec/Freepik

Em tempo de câmbio alto, uma curiosidade pode aparecer: existe moeda mais valorizada que o dólar? Em alguns países, a balança comercial, a liquidez, o preço das commodities e a economia são aspectos que fazem moedas locais valerem mais do que o dinheiro norte-americano.

O cálculo da valorização das moedas do mundo é feito com base no dólar dos Estados Unidos, já que esta é uma moeda forte, com a maior reserva cambial do mundo e aceita em transações ao redor de todo o globo. Apesar de servir como um parâmetro internacional, o dólar perde em valorização para numerários de certas nações do Oriente Médio e da Europa, incluindo o Euro.

Com as constantes variações nos valores de câmbio, as posições das moedas mais caras do mundo podem mudar na lista ao longo do tempo. Contudo, de maneira geral, a relação não costuma sofrer grandes alterações. No dia a dia, é possível verificar o valor de cada uma delas, como, por exemplo, descobrir o preço da libra hoje.

Moedas do Oriente Médio estão no topo

A moeda mais valorizada do mundo é a Dinar do Kuwait (KWD), que tem um preço três vezes maior que o dólar estadunidense (USD), com uma cotação média de 3,26 USD.

Logo em seguida, aparecem outras duas moedas de países do Oriente Médio: o Dinar do Bahrein (BHD), precificado a 2,65 USD; e o Rial de Omã, com a cotação de 2,60 USD. Mesmo com o passar dos anos, elas não sofrem alteração de valor perante o dólar ou, se sofrem, é uma variação mínima.

O motivo pelo qual os três países possuem moedas mais caras que o dólar é o fato de todos serem grandes exportadores de petróleo. Essa atividade gera um volume significativo de dinheiro norte-americano entrando nos países.

Consequentemente, há uma alta oferta de moeda estadunidense em cada um desses territórios. Como o dólar precisa ser trocado por moedas nacionais, o dinheiro local passa por uma pressão da demanda, o que o torna mais valorizado em relação ao dólar.

Esse processo é comum em lugares que possuem e dependem de recursos naturais como petróleo e gás. Contudo, vale ressaltar que taxas de câmbio muito valorizadas podem tornar a diversificação das exportações difícil, pois elas se tornam caras no mercado internacional.

Essa dinâmica tende a gerar um ciclo de dependência do petróleo e levar o país à vulnerabilidade.

Conheça o Dinar da Jordânia

O Dinar da Jordânia (JOD) aparece em quarto lugar na lista das moedas mais caras do mundo, com uma cotação de 1,41 USD. No cenário internacional, o país tem algumas limitações econômicas e estratégicas, mas se mantém há tempos entre mantenedor de uma das cinco moedas mais valorizadas.

Libra Esterlina, Euro e Franco Suíço têm força

Algumas das moedas mais conhecidas também fazem parte do roll de câmbios mais altos que o dólar. Entre elas, estão a libra esterlina (GBP), emitida na Inglaterra e cotada em 1,23 USD.

O euro também integra a lista, valendo 1,04 USD. Essa é a moeda oficial da União Europeia e a segunda maior reserva cambial do mundo, sendo uma das moedas mais valorizadas em todo o globo.

O Franco Suiço (CHF) também é considerado uma moeda forte, pois circula em um dos países mais ricos da Terra. A moeda oficial da Suíça é cotada em 1 USD, e o país atrai diversas empresas e negócios de desenvolvimento tecnológico.

Todos os valores foram pesquisados em maio de 2022.

Exit mobile version