Consumo de suplementos alimentares cresce nos últimos anos

Suplementos alimentares como os multivitamínicos podem proporcionar melhoria da memória e rejuvenescimento cerebral.

Impulsionado pela busca de um estilo de vida mais saudável, o mercado de suplemento alimentar e produtos funcionais está crescendo. Segundo a Grand View Research, esse setor, em todo o globo, foi avaliado em US$ 151,9 bilhões em 2021 e deve se expandir para uma taxa de crescimento anual composta de 8,9% até 2030. 

No cenário brasileiro, os números também são expressivos. De acordo com levantamentos da pesquisa “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, conduzida pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) em 2020, o consumo de suplementos alimentares no país aumentou 10% em cinco anos. 

A pesquisa revelou ainda que 59% dos lares brasileiros possuíam pelo menos uma pessoa consumindo suplementos em 2020. Segundo o D’Or Mais Saúde, atualmente o mercado conta com uma ampla variedade desses produtos, sendo possível encontrá-los em cápsulas, pó, bebidas e até mesmo balas.

A diversidade de suplementos alimentares possui relação com suas finalidades e benefícios. Alguns produtos são feitos para promover aumento no consumo de micro e macro nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. 

O que são suplementos alimentares?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os suplementos alimentares são desenvolvidos para oferecer uma ingestão oral que complemente a dieta, a fim de melhorar o funcionamento do corpo com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos. 

A ideia de suplemento alimentar começou a ser desenvolvida há cerca de 100 anos, pelo bioquímico britânico Gowland Hopkins. Na época, ele descreveu fatores alimentares acessórios como essenciais ao processo de crescimento, por isso, deveriam ser adicionados ao que era considerado vital. 

A Anvisa destaca que o uso desses produtos é destinado a pessoas saudáveis como uma opção para complementação nutricional, no caso de dietas restritivas, alterações metabólicas, atividade física intensa, entre outros. Pessoas doentes ou em condições debilitadas devem procurar o apoio de um profissional da saúde antes de consumir suplementos. 

Tipos e benefícios dos suplementos alimentares

Nos últimos anos, o mercado de suplementos apresenta uma ampla variedade e isso está diretamente relacionado com a conscientização da população sobre a saúde. Existem os famosos suplementos vitamínicos, aqueles que ajudam a repor as vitaminas necessárias para o organismo. 

De modo geral, as vitaminas A, C, D, E, K e oito vitaminas B são responsáveis por garantir a saúde, exercendo funções específicas para o corpo. No entanto, segundo o IBGE, 98% da população brasileira não ingere a quantidade suficiente de vitaminas por dia. É nesse contexto que entram os suplementos alimentares, fornecendo o suporte nutricional ao organismo.

Além de contribuírem na falta desses nutrientes, os suplementos multivitamínicos também podem atuar na melhoria da memória e no rejuvenescimento cerebral. De acordo com uma pesquisa conduzida por neurologistas da Universidade de Columbia, publicada no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo regular de suplementos multivitamínicos contribui para a cognição, aprimorando a retenção de informações.

Outro tipo popular de suplementos alimentares são os voltados para a prática esportiva. Os mais conhecidos são o whey protein, a creatina e o BCAA. 

Muitos desses suplementos são comercializados como capazes de promover o ganho de massa muscular. No entanto, segundo um artigo cientifico publicado na revista Lecturas: Educación Física Y Deportes, não há indícios em relação a esse aspecto. 

Os benefícios que esse tipo de suplemento pode proporcionar é o aumento na ingestão de proteínas e outras substâncias que, juntas à quantidade necessária de calorias, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, podem potencializar qualquer atividade física.

Segundo um trabalho científico defendido na Universidade Federal de Campina Grande, os suplementos voltados para a prática esportiva, quando aliados a uma alimentação saudável, podem fornecer mais energia para as células musculares, melhorar a performance, combater a fadiga, acelerar a recuperação muscular e colaborar no ganho de massa magra. 

Entre os populares, há também os suplementos de ômega 3, facilmente encontrados em farmácias, lojas de suplementos e estabelecimentos que vendem produtos naturais e saudáveis.

Por fim, conforme aponta o portal Minha Saúde da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, os compostos presentes nos suplementos de ômega 3, quando unidos a uma alimentação saudável, podem proporcionar mais energia ao organismo, reduzir a inflamação do corpo, auxiliar no desenvolvimento cerebral e melhorar a saúde dos olhos.

Exit mobile version