De Frente com “Claudinha”: tema de hoje fala sobre ‘Acessibilidade’

A acessibilidade é direito que garante as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social. Constituindo um atributo essencial do ambiente que garanta a “MELHORIA” da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Por isso, deve estar presente nos espaços, no meio físico, nos transportes, na informação e na comunicação. Muitos deficientes físicos não saem de casa para não enfrentar a dura realidade de locomoção nas ruas, nos transportes, e isso faz com que muitos deficientes se sintam incapazes, o que não é verdade. O poder público que é incapaz de melhorar essa situação, por que mais uma vez a sociedade prefere fechar os olhos para essas pessoas, preferem nos ver como invisíveis. Vocês que tem filhos saudáveis, vocês conseguem se colocar no lugar das mães dessas pessoas com deficiência ao menos uma vez na vida?

E conseguir enxergar o quanto essas mães sofrem de não poder ver seus filhos tendo uma vida digna, normal como qualquer outra pessoa? Por acaso, alguma vez na vida vocês já se colocaram no lugar dessas mães dessas pessoas? Imagino que não, por que infelizmente o mundo é assim, saibam que é extremamente difícil a locomoção de pessoas portadoras de necessidades especiais pelas ruas, o acesso aos transportes ainda é muito precário. É necessário que ocorra adaptações e muitas melhorias para a locomoção e garantia de melhores condições na qualidade de vida.

Nas ruas, por exemplo, é necessário: fazer rampas e calçadas rebaixadas para os cadeirantes, colocações de pisos especiais percebíveis pelo tato e de alerta para os portadores de deficiência visuais; instalações de barras de metal nas entradas de prédios; instalações de rampas de acesso em prédios residenciais; instalações de avisos sonoros nos semáforos para atravessar deficientes visuais; calçadas e ruas sem buracos e danificações.

Nos meus de transportes, algumas adaptações são necessárias como: instalações de elevadores nos ônibus para cadeirantes e locais reservado para pessoas com muletas. Profissionais qualificados e especializados para o atendimento de pessoas portadoras de deficiência. Independente de qualquer deficiência, não podemos esquecer que a constituição garante a todos os cidadãos o direito de ir e vir …

Texto: Claudinha Sousa

Instagram: claudinhasousadino/ E-mail: claudinhasousadino1978@gmail.com

Exit mobile version