Defesa Civil: alerta para o risco de deslizamentos em município do Norte de SC

A chuva persistente no decorrer desta quarta-feira, 14, deixa algumas regiões catarinenses em alerta. Embora a sequência de dias chuvosos traz risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos em algumas cidades.



:: Ciclone extratropical causa chuva persistente até sexta-feira

No Litoral Norte, a atenção para deslizamentos visa o município de Schroeder, que registrou 48.4 mm de chuvas nas últimas 24 horas.

Então a recomendação da Defesa Civil é de atenção à inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximas à sua residência, como aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Enquanto nas últimas 3 horas, os volumes mais significativos foram registrados no Litoral Norte, com acumulados de 11 mm em São Francisco do Sul, 7 mm em Garuva e 5 mm em Joinville.

A sensação térmica é de bastante frio, com temperaturas abaixo de 15ºC na tarde em praticamente todas as regiões.

Porquanto, as temperaturas variam entre 7 e 11ºC na Serra catarinense, entre 13 e 16ºC na faixa litorânea e entre 10 e 14ºC nas demais áreas.

O vento sopra de direções variadas com intensidade fraca a moderada, com rajadas entre 40 e 50 km/h em pontos do Litoral Norte e Serra.

Nas demais regiões, a chuva deve se manter com fraca intensidade, especialmente na metade leste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva persistente.

ATENÇÃO

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou do Corpo de Bombeiros, no 193.

Quinta-feira

quinta-feira (15) já começa com chuva em todas as regiões, que podem vir acompanhadas por trovoadas e com chance de granizo.

No decorrer da tarde, a chuva mais intensa se concentra entre o centro e o litoral do estado, porque a atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense, que também intensifica o vento, sobretudo nas regiões litorâneas. 

Aliás, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. O vento sopra de direção sul, com maior intensidade nas áreas costeiras, trazendo risco moderado associado ao vento e a agitação marítima. Há também possibilidade de congelamento de pista e chuva congelada e congelante na serra catarinense na noite e madrugada.

Sexta-feira

sexta-feira (16) ainda começa o dia com chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, mantendo o risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas.

Enquanto a presença do ciclone também provoca mar muito agitado na região do Litoral Sul, também trazendo risco alto para atividades de navegação e pesca. 

Nas demais regiões do estado o tempo nublado predomina, com chuvas rápidas e isoladas. Embora no decorrer do dia, a chuva enfraquece nas áreas litorâneas a medida que o ciclone se afasta para alto mar. A sensação ainda é de frio, com temperaturas abaixo de 20°C em todas as regiões.

Tendência para os próximos dias

Entre sábado (17) e domingo (18) predomina o tempo firme, embora com nebulosidade intercalando com períodos de céu aberto. Embora as temperaturas sobem nas áreas litorâneas, pois, se comparadas aos dias anteriormente, e se aproximam de 20°C nas tardes. Nas madrugadas o frio continua, com mínimas negativas na Serra, entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7°C e 10°C nas demais regiões.

Exit mobile version