Dia de Celebração: CEI Dra. Zilda Arns Neumann celebra nove anos de fundação
O Centro de Educação Infantil (CEI) Dra. Zilda Arns Neumann, do bairro Cidade Nova, completa nove anos, neste mês, com muitos motivos para comemorar. Neste ano, a unidade abriu novas vagas após passar por obras de ampliação e reforma e registra resultados positivos com o programa da Escola da Inteligência. O CEI ainda ganhou neste mês um hino elaborado por professoras para celebrar o seu aniversário e preparou uma programação especial em alusão aos 161 anos do Município de Itajaí, comemorados na próxima terça-feira (15).
As novidades chamaram a atenção da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, que visitou o CEI na manhã desta quinta-feira (10). A comissão conheceu as instalações da unidade, os trabalhos realizados e pôde conversar com os profissionais. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, e a coordenadora da Escola da Inteligência, Kátia Teixeira. A intenção da comissão é sugerir o programa na cidade vizinha.
Programa Escola da Inteligência
O CEI Dra. Zilda Arns Neumann foi um dos primeiros a aplicar o programa Escola da Inteligência em Itajaí. Desde 2017, a unidade trabalha questões socioemocionais com os estudantes e os resultados são positivos. A professora Maristela Moreira, aplicadora do programa na unidade, relata que no ano passado, apesar da pandemia e das aulas remotas, conseguiu se aproximar bastante das famílias, dos alunos e captar as reais necessidades de cada um deles.
“Com a Escola da Inteligência, a gente acaba se envolvendo ainda mais com as famílias. Em um dia, solicitei aos pais que me enviassem fotos dos filhos fazendo as atividades. Uma mãe me enviou uma foto em que a criança estava no chão. Eu pedi para ela posicionar o filho em uma mesa, numa próxima vez. Foi aí que ela me relatou que não tinha mesa. Aquilo me tocou. Fiz um movimento e consegui a doação. Acredito que isso é ser escola: ir além dos muros da unidade”, relembra a professora Maristela Moreira, emocionada.
Para a coordenadora do programa, Kátia Teixeira, a maior aproximação da escola com as famílias faz com que a iniciativa tenha mais de 90% da aprovação dos pais e responsáveis dos alunos. “A Escola da Inteligência realmente salva vidas. Além desse caso específico relatado pela professora Maristela, através do programa já conseguimos identificar outras situações, como abusos sexuais e psicológicos, que foram reportados aos órgãos competentes”, enfatiza Kátia Teixeira.
Aniversário em dose dupla
Com nove anos de história, o CEI Dra. Zilda Arns Neumann foi contemplado com reforma e ampliação no ano passado. As melhorias possibilitaram a oferta de 90 novas vagas neste ano, além de um novo parque para atividades externas com as crianças. A unidade conta agora com 11 salas de aula, 18 turmas e 361 alunos matriculados. Neste ano, o CEI ainda vai ganhar o plantio de árvores frutíferas, que proporcionarão às crianças maior contato com a natureza.
Para celebrar o nono aniversário do CEI, as professoras Elisângela Maria da Conceição e Daniela Gonçalves Adriano compuseram um hino em homenagem à unidade. A professora de musicalização, Alessandra Cipriane, deu ritmo à letra. “O próximo passo é oficializar essa composição para que, a partir de agora, o hino seja cantado e cultivado sempre entre os nossos alunos e corpo de profissionais”, comenta Eloísa Mafra, diretora da unidade.
A creche vai realizar neste mês uma série de vivências e experiências com os pequenos para celebrar também os 161 anos de Itajaí. Através de jogos, brincadeiras, desenhos e colagens, as professoras buscam enaltecer as belezas naturais, a cultura e o povo itajaiense para desenvolver nos estudantes, desde cedo, o amor por essa “terra de sol e mar”.