Dicas de Saúde com “Dr. Rodigo Caseca”: Sangramento nasal

Por ser ricamente vascularizado, ou seja, apresentar muitos vasos sanguíneos, podem ocorrer no nariz sangramentos frequentes, de grande volume e que de fato assustam o paciente. Estima-se que cerca de 60% da população vai ter pelo menos um episódio de sangramento nasal na sua vida, que geralmente melhoram sozinhos.
A mucosa nasal, que nada mais é que o revestimento interno do nariz, pode apresentar um pequeno corte e gerar o sangramento nasal. Isso pode acontecer pelo fato de manipular o nariz (colocar o dedo, coçar), infecções dessa região, inalação de ar frio e seco, alguns quadros alérgicos, introdução de corpos estranhos (brinquedos, massinha) e até mesmo algumas doenças como a pressão alta descontrolada e doenças da coagulação. Quando os sangramentos são frequentes, um otorrinolaringologista deve ser procurado para ser feita uma avaliação, para descartar principalmente a presença de tumores.


Mas o que eu devo fazer?

Primeiramente, mantenha a calma. Apesar de ser um sangramento bastante volumoso, a grande maioria dos casos acaba se resolvendo com medidas simples. Mantenha o paciente sentado, comprima o nariz durante aproximadamente 10 minutos, coloque gelo e principalmente, evite esforço físico.
Em qual posição deixo minha cabeça?
Caso você incline a cabeça para trás, o sangue tende a escorrer para a garganta, gerando tosse e dificultando o manejo do quadro. A melhor coisa é manter a cabeça reta ou levemente inclinada para frente.
E se não resolver?
Não havendo melhora com as medidas acima, você deve procurar atendimento médico. Seja em uma unidade de pronto atendimento, emergência hospitalar ou com o seu otorrrino. Em alguns casos, pode ser necessário fazer um tampão nasal, para controlar o sangramento ou até mesmo queimar o vaso que está sangrando. Alguns sangramentos recorrentes e sem melhora com as medidas em consultório podem necessitar de uma cirurgia para controle o quadro.
A minha dica é, não se desespere, siga os passos acime e procure atendimento médico especializado quanto antes.

Dr. Rodrigo Caseca – Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial
CRMSC 18.970 RQE 20.829
Instagram: @ouvidonarizgarganta
Balneário Camboriú – MedCal Saúde: Miguel Matte, 410 – (47)3363-6066
Florianópolis – COF: Av. Mauro Ramos, 1612 – (48) 3229-2829

Exit mobile version