Dicas de Sáude com “Dr. Rodrigo Caseca”: Doutor, tenho rinite, sinusite ou todas as “ites”?

O “ite” no fim da palavra significa inflamação, uma das dúvidas mais comuns no consultório está relacionada às rinites e sinusites. Apesar de serem inflamações e compartilharem alguns sintomas, elas são diferentes; enquanto a rinite atinge a mucosa do nariz, a sinusite é a inflamação dos seios da face (ossos que rodeiam os olhos, maçã do rosto e testa).

Ficou na dúvida?
Normal, há realmente uma confusão entre elas por causa de alguns sintomas em comum, porém em ambas o mais indicado é procurar um médico, para avaliar o caso e fazer um diagnóstico, indicando o melhor tratamento, sendo otorrinolaringologista o especialista mais indicado.

Rinite
É um processo inflamatório da mucosa nasal (revestimento do nariz). Essa inflamação pode ser desencadeada por um fator alérgico, não alérgico ou a associação das duas.
Rinite alérgica: é uma reação do organismo a uma proteína presente em pelos de animais, alimentos, polens, ácaros e fungos. O prick-test é o exame que identifica essa proteína.
Rinite não alérgica: não tem uma proteína (partículas), que iniciam os sintomas, podem ser causadas por exercício, gestação, fumaça, medicações, drogas e até mesmo mudanças do clima.
Os sintomas clássicos da rinite são o nariz escorrendo, espirros frequentes, nariz entupido, lacrimejamento, coceira dos olhos, nariz e até mesmo no céu da boca.
O tratamento baseia-se no seu tipo, por isso o otorrinolaringologista deve analisar cada caso para indicar o tratamento mais indicado. Podem sem adotados, higiene ambiental e medicamentos, como a imunoterapia.

Dr. Rodrigo Caseca

Sinusite
É uma inflamação da mucosa (aquele revestimento do nariz, como na rinite), não só dele, mas também dos seios paranasais (ou seja, do sinus, daí o nome sinusite). Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos (infecciosas), ou por algumas alergias.
Os principais sintomas da sinusite, é nariz entupido, secreção nasal, tosse e dor na face como essa mucosa fica inchada, ocorre a obstrução dos espaços de drenagem desses seios da face e assim ocorre o acúmulo de secreção gerando dor. O tratamento baseia-se em antibióticos e sintomáticos dependendo do quadro.

As patologias são distintas e é importante saber diferenciá-las para evitar uso desnecessário de antibióticos e corticóides. A demora em procurar atendimento médico é um problema comum, podendo agravar o caso.

Dr. Rodrigo Caseca – Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial
CRMSC 18.970 RQE 20.829
Instagram: @ouvidonarizgarganta
Balneário Camboriú – MedCal Saúde: Miguel Matte, 410 – (47)3363-6066
Florianópolis – COF: Av. Mauro Ramos, 1612 – (48) 3229-2829
.

Exit mobile version