Dicas de Saúde com “Dr. Rodrigo Caseca”: Tem um grilo no meu ouvido!

Zumbido, apito, chiado, grilo, cachoeira, panela de pressão, cliques e estalidos, estes são alguns dos ruídos dos quais muitos pacientes chegam ao consultório se queixando. Todos são classificados por nós, otorrinolaringologistas, como zumbido. Mas afinal, o que pode estar acontecendo?
Mais comum do que se pensa, o zumbido nos ouvidos pode estar presente em cerca de 30% da população, e pode chegar perto dos 10% o número de pessoas que convivem com um zumbido constante. O zumbido é a percepção de um som, sem necessariamente a existência dele, ou seja, um barulho que você ouve, que muitas vezes te incomoda, mas que ninguém mais ouve. São inúmeras as causas deste problema, muitas vezes, sintoma de algum distúrbio.

Perda auditiva.
De longe, a perda auditiva é a principal causa de zumbido, principalmente na população mais idosa. Um exame simples, como a audiometria, já pode nos fornecer informações importantes.
Cera nos ouvidos.
A cera, quando obstruí o canal auditivo, leva a uma sensação de “estar escutando menos”, e pode estar associada ao zumbido. Lembrando que a presença de cera é normal, o excesso é que pode causar algum desconforto.
Medicamentos.
Alguns medicamentos podem ser tóxicos aos receptores do ouvido, levando não só ao zumbido, mas também a diminuição da audição e até mesmo tontura. Por isso, uma avaliação cuidadosa dos medicamentos utilizados se faz importante.
Alterações na anatomia.
Vasos sanguíneos podem passar muito perto do ouvido, e sua pulsação ou até mesmo o turbilhonamento do sangue podem ser percebidos pelo paciente, levando a uma sensação desagradável.
Disfunção temporomandibular.
O “encaixe” da mandíbula na maxila (articulação têmporo-mandibular) pode apresentar alguma alteração e devido à proximidade com o ouvido este som pode ser percebido.
Com as mais variadas causas, podemos imaginar que temos os mais diferentes tratamentos para o zumbido, seja com o uso de aparelho auditivo, mascaramento de ruído, introdução ou suspensão de medicamentos e até mesmo terapias anti-estresse.


A dica é simples, surgiu zumbido, procure um otorrinolaringologista para uma avaliação!

Dr. Rodrigo Caseca – Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial
CRMSC 18.970 RQE 20.829
Instagram: @ouvidonarizgarganta
Balneário Camboriú – MedCal Saúde: Miguel Matte, 410 – (47)3363-6066
Florianópolis – COF: Av. Mauro Ramos, 1612 – (48) 3229-2829

Exit mobile version