Em creche municipal da Capital, alimentos vêm direto da horta e do pomar da unidade

No Neim Dona Cota, no Abraão, as cozinheiras preparam verduras, legumes e frutas para o almoço e janta da criançada.

A princípio, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Dona Cota vivem rodeados por verduras, legumes, frutas e ervas. São diversos canteiros e um pomar que permitem as 178 crianças um contato direto com elementos da natureza e a terem uma alimentação saudável.

Na creche, que fica no Abraão, são plantados pelos pequenos, com a mediação dos adultos, produtos como alface, cebolinha, salsinha, couve, beterraba, tomate cereja, pepino, espinafre e alecrim.

Para que a horta e o pomar tenham nutrientes, a unidade educativa possui duas composteiras que transformam, por exemplo, restos de frutas e cascas de ovos em adubo natural, substituindo produtos químicos.

As crianças de todos os grupos etários participam da manutenção da horta e do pomar. Plantam sementes e mudas, regam, observam o crescimento das plantas, limpam os canteiros.

O que é colhido, a criançada entrega para as cozinheiras. Mais tarde, os produtos estarão à mesa para enriquecer o almoço ou a janta no Neim.

No pomar há pé de laranja lima, que costuma render muito suco. Há ainda moranguinho, mamão, goiaba branca e vermelha, banana, acerola, maracujá doce e pêssego.

Se alguém quiser um chá, o canteiro possui uma variedade de ervas, entre elas cidreira, hortelã, boldo, capim-limão, melissa, cavalinha e confrei.

Neste espaço há, também, muitas brincadeiras. As crianças criam diversas aventuras quando contemplam e se divertem com as plantas e os bichinhos que lá encontram, como minhocas, tatuzinhos e centopeias.

Edmundo Alves Maia, auxiliar operacional efetivo na Prefeitura, é um dos responsáveis pela educação ambiental na instituição. “O contato com a terra é muito importante para as crianças. Significa, entre outras coisas, ampliação da brincadeira e de conhecimento”.

Quem está no dia a dia da horta e do pomar, além de Edmundo e demais profissionais, é Marli Terezinha. Para a auxiliar readaptada, as crianças aprendem a cuidar do planeta como condição para preservar o próprio futuro delas.

Por fim, para a diretora do Neim, Deyze Aparecida Turnes, o projeto de educação ambiental cria condições de conexão e interação das crianças com os elementos da natureza, no sentido de contribuir para uma consciência da necessidade de cuidar do ambiente e da vida na terra.

Exit mobile version