Estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis recebem medalhas de ouro na OBMEP

Ao total, 5 adolescentes foram contemplados durante a cerimônia de abrangência nacional.

Cinco estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis estão entre os 1.089 que obtiveram nota máxima na Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas, OBMEP, edições de número 16 e 17. Todos receberam medalha de ouro em solenidade em nível nacional que ocorreu recentemente na capital catarinense.

São medalhistas, pelas unidades educativas da Prefeitura de Florianópolis, os irmãos Mundo Park e Roca Park, da Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi São Thiago, localizada na Barra da Lagoa. Também são “estudantes de ouro” Albert Vinicius De Jesus Baia, da EBM Beatriz de Souza Brito (Pantanal); Lucas Rodrigues Oliveira, da Escola do Futuro Osvaldo Machado (Ponta das Canas); e Manuela Lorena Rautter, da EBM Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras).

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), realizador da OBMEP, decidiu sediar o evento no Estado devido à grande adesão das escolas e à representatividade que trouxe para a avaliação.

O estudante Mundo Park foi contemplado com duas medalhas de ouro por seu êxito em ambas as edições, enquanto seu irmão mais novo, Roca, conquistou pela primeira vez o grande prêmio, apesar de também já ter garantido a medalha de prata ano passado.

Para os irmãos, as conquistas foram mais que reconhecimentos simbólicos, mas sim uma comprovação que estão no caminho certo. “O mais importante é o conhecimento que ganhei até chegar aqui. A cerimônia mostrou que o meu esforço valeu a pena, e se tornou uma nova motivação para os estudos.” concluiu Mundo.

“Encontrar com vários outros medalhistas me inspirou a buscar aprender cada vez mais novas habilidades, a exemplo da matemática, que sempre traz algo divertido para aprender.”, complementou Roca.

Segundo a secretária de Educação de Florianópolis , Fabrícia Luiz Souza, a OBMEP estimula e contribui para a melhoria da qualidade da educação básica e para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovido com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Exit mobile version