Força-tarefa demonstra inovações para a Lagoa da Conceição
Resultados de 20 pesquisas direcionadas à melhoria do ambiente da Lagoa da Conceição serão apresentados na segunda e na terça da próxima semana (18 e 19/3) na unidade da CASAN no Estreito, em Florianópolis. A força-tarefa foi formada após o acidente com a Lagoa de Evapoinfiltração do Sistema de Esgoto da Lagoa da Conceição.
Os estudos são desenvolvidos por grupos de pesquisa da UFSC e têm financiamento do Governo do Estado, por meio da CASAN e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC). Parte dos trabalhos é contratada via Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).
O monitoramento de parasitos de veiculação hídrica e microplástico, além da avaliação toxicológica das possíveis fontes de poluição da Lagoa de Conceição são apenas dois exemplos de estudos em andamento. A recuperação da vegetação de restinga e a avaliação da presença e diversidade do “mirtilo-brasileiro”, pequeno fruto presente na vegetação de dunas, são outros projetos que terão resultados apresentados.